Mais Rumo no Barreiro

Mais Rumo no Barreiro

A Rumo, Cooperativa de Solidariedade Social, que desde 1981 promove a inclusão educativa, profissional e comunitária de pessoas em situação de desvantagem, vai ter uma nova Creche e um Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) em Santo António da Charneca.

Estas novas valências passarão a estar sediadas no espaço anteriormente ocupado pela instituição “Os Reguilas”, na Cidade Sol. Com este aumento, a Rumo, poderá dar resposta a “60 crianças”, na valência de Creche, e a “50 utentes com deficiência”, no âmbito do CACI.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), desempenha um papel essencial no concelho do Barreiro, ao financiar com cerca de 1 milhão e 217 mil euros o lançamento da empreitada.

Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro (CMB), destacou em declarações à CMB, o apoio da Câmara e o apoio muito importante da Segurança Social e de uma série de outras entidades para que esta obra se tornasse realidade. O edil sublinhou o impacto social que as novas valências da Rumo terão na Cidade Sol em Santo António.

Nos seus 43 anos de existência, a Rumo tem por objetivo fundamental a solidariedade social e o desenvolvimento de atividades de apoio em diferentes domínios de intervenção a pessoas em situação de desvantagem, visando a defesa dos direitos individuais, designadamente no quadro da promoção do direito à igualdade de oportunidades e à inclusão escolar, profissional e comunitária.

Possui três áreas nucleares de intervenção que englobam a Formação, Emprego e Empreendedorismo; Intervenções Territoriais e as Respostas Sociais. Na primeira destas áreas o foco reside na capacitação formativa e profissional tanto de indivíduos como de grupos.

A segunda incide na participação em redes sociais de intercooperação entre entidades públicas e privadas e a intervenção comunitária, com vista à promoção da inclusão e mudança de práticas ou situações de exclusão social.

As respostas sociais visam a defesa e proteção de crianças e jovens em risco; a educação de infância; a potencialização das capacidades das pessoas com deficiência e/ou incapacidade e a sua inserção comunitária e o atendimento e acompanhamento personalizado de indivíduos e famílias em situação de desvantagem com vista à sua progressiva inserção social, laboral e comunitária.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
PME de Setúbal
Atualidade

O Crescimento das PME no Distrito de Setúbal: Um Olhar sobre 2024

O Distrito de Setúbal tem-se destacado no cenário empresarial português, especialmente no que diz respeito ao aumento do número de Pequenas e Médias...