Insistência pelo Terminal Fluvial de Alhos Vedros e nó à A33

Insistência pelo Terminal Fluvial de Alhos Vedros e nó à A33

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) estabeleceram um protocolo com o Estado no âmbito das políticas públicas de mobilidade e transportes.

Aprovada, na reunião ordinária do Conselho Metropolitano de Lisboa, na passada quinta-feira, o Protocolo de Cooperação entre o Estado Português, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), a proposta tem em vista o estabelecimento de uma parceria no âmbito das políticas públicas de mobilidade e transportes no território da Área Metropolitana de Lisboa.

Nesta reunião esteve presente a vereadora Anabela Rosa, presente na sessão em representação da Câmara Municipal da Moita (CMM). A vereadora reforçou a importância da inclusão do Terminal Fluvial de Alhos Vedros no plano de mobilidade para a AML, que já estava contemplado no projeto original, como um fator decisivo para o desenvolvimento do concelho.

Tal como o Terminal Fluvial de Alhos Vedros, o nó de ligação à A33 e o seu trajeto, já incluído no projecto original, foi apresentado pela autarquia à Secretaria de Estado da Mobilidade, para o Metro Sul do Tejo.

O Estado entende, tal como se pode ler no texto do protocolo agora assinado, como uma prioridade o desenvolvimento desta região “o que passa por promover o desenvolvimento equilibrado das duas margens e considerar o rio Tejo como peça fundamental para as unir, e que para atingir esse objetivo é fundamental ter um bom sistema de transportes e mobilidade que proporcione a acessibilidade a todas as funções presentes”.

O protocolo agora assinado procura responder aos desafios de competitividade e internacionalização, no âmbito das políticas públicas de mobilidade e transportes na área metropolitana de Lisboa.

O Conselho Metropolitano é o órgão deliberativo da Área Metropolitana de Lisboa, de acordo com o estatuto das entidades intermunicipais. É constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a área metropolitana e são eles: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira. É presidido pelo Dr. Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Passe Navegante
Atualidade

Passe Navegante mantém o preço em 2026 para todos os municípios do distrito de Setúbal

Normalmente, sempre que chega um novo ano, grande parte dos preços em vários setores da economia aumentam. Porém, se vive no distrito de...