Venham Mais Cinco – O Olhar Estrangeiro sobre a Revolução Portuguesa – 1974-1975, com curadoria de Sérgio Tréfaut, reúne obras de 30 dos maiores fotógrafos internacionais que estiveram em Portugal durante a Revolução e que produziram imagens publicadas em jornais e revistas de todo o mundo. Pela primeira vez, estas 200 fotografias vão estar reunidas em Portugal, em grande formato, numa parceria entre a Faux, de Sérgio Tréfaut, a Comissão Comemorativa 50 Anos do 25 de Abril e a Câmara Municipal de Almada.
A exposição está dividida em quatro núcleos temáticos: A Festa da Liberdade, Novas Formas de Poder, Independências, Um País Dividido.
Concebida inicialmente para o vigésimo aniversário da Revolução (1994), só agora abre as portas, após o cinquentenário das primeiras eleições livres, e é organizada em homenagem a Margarida Medeiros, que esteve na origem do projeto e o defendeu durante três décadas.
Como refere Sérgio Tréfaut, “a elaboração e preparação desta exposição só foi possível com importantes apoios institucionais. Ministério da Cultura e Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, num primeiro tempo e, depois, a sua inauguração e montagem só foi possível graças a um enorme investimento da Câmara Municipal de Almada, em colaboração com a Sociedade Arco Ribeirinho Sul, que cede o espaço”.
Venham Mais Cinco é o título da canção de José Afonso, originalmente escolhida pelos militares do MFA para ser tocada no Rádio Renascença na madrugada de 25 de Abril de 1974, como senha do início do golpe militar (tendo sido posteriormente substituída por Grândola Vila Morena). Ao escolher Venham Mais Cinco como título desta exposição presta-se homenagem a José Afonso e espera-se a chegada de mais cinco revoluções.
O catálogo da exposição será lançado pela editora Tinta da China.