De Álvaro Cunhal a André Ventura: a evolução eleitoral do círculo de Setúbal de 1975 até agora

Desde as primeiras eleições livres realizadas em Portugal, a 25 de Abril de 1975, cujo 50º aniversário foi relembrado há poucos meses, realizaram-se 19 actos eleitorais de carácter legislativo.
Neste período de meio século, o círculo eleitoral de Setúbal, dos que mais mandatos de deputados atribui para a Assembleia da República, era tradicionalmente um bastião das esquerdas.
Com a excepção das eleições legislativas de 1991, ganhas pelo PSD de Cavaco Silva na sua segunda maioria absoluta, os vencedores, desde o primeiro acto eleitoral, em 1975 como já referimos, dividiram-se entre o Partido Socialista (PS) e o Partido Comunista Português (PCP).


Este último, ora concorrendo sozinho, tal como foi o caso nas eleições de 1976, ora concorrendo em coligação ou aliança, como foram os casos da Aliança Povo Unido (APU) que juntava a formação comunista com o Movimento Democrático Português / Comissões Democráticas Eleitorais (MDP/CDE), ou com o Partido Ecologista “ Os Verdes” (PEV) constituindo a Coligação Democrática Unitária (CDU).


Sob a sigla da APU, o circulo eleitoral de Setúbal foi vencido pelos comunistas nas eleições intercalares de 1979, 1980, 1983,1985. Chegados a 1987, concorrendo já sob a sigla CDU, o PCP vence o distrito de Setúbal pela última vez.


No ano que consagrou o PSD com a segunda maioria absoluta, os sociais-democratas vencem pela única vez, o círculo de Setúbal.
De 1995 até ao passado domingo, o vencedor foi sempre o PS, tal como nas primeiras eleições realizadas vinte anos antes.
Independentemente das oscilações em percentagens, mandatos atribuídos e número de votos absolutos, o PS conquistou o maior número de mandatos atribuídos por Setúbal.


No passado domingo, 18 de Maio, a tradição mostrou que já não é o que costumava ser. A ascensão meteórica do partido de extrema-direita Chega (CH), significou a conquista de 7 dos 13 concelhos do distrito de Setúbal, 6 mandatos de deputados à Assembleia da República e 129.569 (cento e vinte e nove mil quinhentos e sessenta e nove) votos.

A sociologia do voto em Portugal mudou, ou estará a mudar, e a margem sul, o distrito de Setúbal, não é excepção. Num artigo anterior, escrito no rescaldo do último acto eleitoral, demos-lhe conta do número de concelhos que o Chega venceu. Neste daremos conta, de forma breve, dos resultados finais nos concelhos em que o partido de André Ventura, não conseguiu a vitória nas urnas.


Em Alcácer do Sal, vencido pelo PS, o Chega ficou a 521 votos da vitória; mais longe ficou em Almada onde o terceiro lugar significou uma diferença de 1327 votos para a AD e de 4467 para o vencedor, mais uma vez o PS.


Um pouco mais para leste, no Barreiro, a diferença ficou novamente na casa dos milhares, embora menos: 2900 votos separam o Chega da vitória do PS.

Há, no entanto, dois concelhos onde as vitórias tanto da AD como do PS são tangenciais. Falamos de Alcochete onde a AD venceu o Chega por 53 votos e de Grândola, socialistas vencedores, onde a margem é ainda mais curta, perfazendo 37 votos.

Não estando a contagem final dos votos destas legislativas finalizada, por faltar apurar os votos da Emigração, o plenário da Assembleia da República será formado por 86 deputados da AD,58 do PS, 58 do Chega, 9 da Iniciativa Liberal (IL), 6 do Livre (L), 3 da CDU, 3 da AD ( PSD/CDS/PPM), 1 do Pessoas Animais e Natureza (PAN), 1 do Bloco de Esquerda (BE) e a estreia do Juntos Pelo Povo (JPP).
Com um total de 10.850.215 de inscritos, abstiveram-se cerca de 3.300.047 (35.62%), uma diminuição significativa de abstencionistas face às legislativas de Março de 2024 que se situara nos 40.16%.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
António Mendonça Mendes
Atualidade

Quem é António Mendonça Mendes?

Ao sermos novamente chamados a exercer o nosso direito de voto mas também a responder ao dever que lhe corresponde, apresentamos-lhe os cabeças...

Biblioteca da Moita
Atualidade

Biblioteca da Moita completou 28 anos

A Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, completou 28 anos de existência. Para assinalar a data, este equipamento municipal recebeu várias...

sines
Atualidade

Sines está nomeada para os World Travel Awards 2025

A cidade de Sines foi novamente reconhecida como um destino turístico de destaque ao ser nomeada para os prestigiados World Travel Awards 2025....