As obras de alargamento do Itinerário Complementar (IC) 20, que conecta Almada à Costa da Caparica, chegaram ao fim após um período de 20 meses de intervenções. Este projeto, que visou aumentar o número de vias de três para quatro em cada sentido, abrange uma extensão de 3,9 quilómetros, entre o Centro Sul e a Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA FCT). A conclusão das obras representa um marco significativo para a mobilidade na região, trazendo diversas melhorias e novos acessos.
Objetivos do Alargamento
O principal objetivo do alargamento do IC20 foi responder ao crescimento de tráfego, que já ultrapassava 60 mil veículos por dia. A obra foi uma exigência contratual imposta à concessionária Autoestradas do Baixo Tejo (AEBT), responsável pela gestão da via. Com o aumento do número de vias, espera-se uma melhoria significativa na fluidez do trânsito, especialmente durante os horários de pico.
Benefícios esperados:
- Redução de Congestionamentos: Com mais uma faixa de rodagem, a expectativa é que os congestionamentos, especialmente nas horas de maior movimento, sejam minimizados.
- Acesso Facilitado: O novo túnel e viaduto construídos garantem um acesso direto à zona do ‘garrafão’ da Ponte 25 de Abril, facilitando a ligação entre Almada e Lisboa.
- Mobilidade Sustentável: A criação de passagens pedonais e acessos para modos de transporte suave, como bicicletas, promove uma mobilidade mais sustentável na região.
Novos Acessos e Infraestruturas
Com a conclusão das obras, foram implementados novos acessos que beneficiam tanto os condutores como os pedestres. Para quem se desloca da Costa da Caparica em direção a Lisboa, o túnel e o viaduto oferecem uma alternativa direta e eficiente. Para os motoristas que vêm de Almada, o acesso à rotunda do Centro Sul agora é feito pela Rotunda do Monumento aos Trabalhadores da Indústria Naval, próximo ao Hospital Garcia de Orta.
Além das melhorias para veículos, foram criadas novas passagens pedonais em pontos estratégicos, como:
- Nó da Universidade: Facilita o acesso a estudantes e moradores da área.
- Zona da Área de Serviço e Estação do Pragal: Proporciona segurança e conforto para os pedestres.
- Nó do Hospital: Equipado com elevadores, garante acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Desafios Durante a Obra
Embora a conclusão das obras traga benefícios, o processo não foi isento de desafios. Durante os 20 meses de intervenções, os moradores de Almada enfrentaram diversos constrangimentos no trânsito, especialmente durante as horas de pico. A falta de comunicação clara sobre os horários de cortes e interrupções também gerou descontentamento entre os cidadãos.
A Câmara Municipal de Almada reconheceu os transtornos causados e agradeceu à população pela paciência durante o período de obras. A autarquia enfatizou que as melhorias são uma resposta às necessidades da comunidade e um passo importante para a modernização da infraestrutura local.
Perspectivas Futuras
Com a conclusão do alargamento do IC20, as expectativas são altas em relação à melhoria da mobilidade na região. A autarquia e a AEBT estão atentas ao desempenho da nova infraestrutura e ao impacto nas condições de tráfego.
O alargamento do IC20 representa um avanço significativo para a mobilidade na região de Almada e Costa da Caparica. Com a implementação de novas vias e acessos, espera-se que a fluidez do trânsito melhore, beneficiando tanto motoristas como pedestres. A autarquia continua comprometida em monitorizar a situação e garantir que as necessidades da comunidade sejam atendidas.