A campanha de inventário do património da mais antiga colectividade desportiva em actividade de Sines, o Vasco da Gama Atlético Clube, continua em andamento. O trabalho de inventariação faz-se na sede, sempre que possível, e no Arquivo Municipal, onde os documentos são higienizados e digitalizados.
Em Junho foi recordado o «Hino ao Vasco da Gama Atlético Clube», com letra de António Amaral da Silva e música de Manuel Campos. O letrista, António Amaral de Silva (1922-2003), foi poeta popular, ator amador, operário corticeiro e jogador do Sport Lisboa e Sines, tendo escrito cerca de 400 obras em prosa e em verso que se encontram no Arquivo Municipal, entre as quais este Hino, que dedicou ao Vasco da Gama Atlético Clube como «Homenagem do Teatro Amador ao Glorioso Campeão Nacional da 3.ª Divisão Época 1979/80». O documento com o hino foi oferecido ao Arquivo Municipal por José Arcanjo Ferreira da Costa. Este documento contém apenas a letra.
O clube foi fundado em 5 de outubro de 1966, resultante da fusão entre o Sport Lisboa e Sines e o Clube de Futebol “Os Sineenses”. Logo após a fundação, o clube disputou regularmente a 2.ª e 3.ª Divisões Nacionais, conquistando o título desta última em 1979/80 e novamente na temporada de 1990/91.
Este “pequeno” grande clube com a conquista destes dois títulos de campeão nacional da 3.ª divisão nacional portuguesa, bem como noutras modalidades onde fez história, exemplo disso é o hóquei em patins, onde granjeou um palmarés e estatuto considerados excepcionais para equipas da região.
Para além destes feitos há ainda a recordar uma meritória campanha na Taça de Portugal onde o Vasco da Gama atingiu os oitavos de final na época de 1988/89.
Hoje em dia o clube é conhecido e reconhecido pelo sólido sistema de formação que mantém com mais de 300 atletas distribuídos por diversas categorias (futebol de 7, 9 e 11, tanto masculino como feminino) e reforçado por uma estrutura médica e certificação de 3 estrelas como Entidade Formadora.
Renovamos o apelo caso tenha em sua posse fotografias, cartazes ou outros documentos, contacte o Arquivo Municipal através do número de telefone 269 860 090, ou pelo email arquivo@mun-sines.pt.
Se não se quiser separar dos seus documentos, o Arquivo Municipal digitaliza-os e devolve-lhe o original. Venha fazer história.