“SUL Espectros Além do Tejo”, a arte evocativa em Santiago do Cacém

“SUL Espectros Além do Tejo”, a arte evocativa em Santiago do Cacém

De 27 de Setembro a 10 de Janeiro de 2026, visite, em Santiago do Cacém, a exposição “SUL Espectros Além do Tejo – Spectres Beyond the Tagus”. Trata-se de uma exposição simultaneamente retrospetiva e evocativa celebratória dos cinquenta anos de carreira do artista plástico e paisagista Alfredo Moreira da Silva.

Nascido no Porto em 1958, Alfredo Moreira da Silva é artista plástico, agricultor e fundador da Herdade da Matinha, no Cercal do Alentejo. Ao longo de mais de 30 anos, plantou mais de 55 mil árvores e regenerou 110 hectares de floresta atlântica. 

A sua obra pictórica é descrita como uma forma de abstração emocional, em que cores, camadas e texturas evocam memórias e estados de espírito. Alfredo Moreira da Silva transforma terras, florestas e jardins em arte viva. É, portanto, uma exposição de pintura e retrospetiva sobre a natureza, o afeto e a esperança — onde criar é regenerar.

A mostra está organizada em torno de sete eixos temáticos – Bosque, Ar, Deserto, Território, Amor, Outros e Esperança – que refletem a filosofia de vida e o percurso artístico do autor. Mais do que uma retrospetiva, a exposição pretende criar uma cartografia afetiva onde arte, natureza e comunidade se entrelaçam.

Este projecto comemorativo cria um verdadeiro ecossistema artístico na cidade de Santiago do Cacém, com obras expostas no Museu Municipal, na Câmara Municipal, no Auditório Municipal António Chainho, bem como nas artérias da cidade — Rua Professor Egas Moniz e Travessa de São Sebastião. 

Este gesto de descentralização e abertura da arte ao espaço público é, por si só, um manifesto: a arte deve pertencer a todos, ocupar o quotidiano, provocar encontros e diálogos inesperados, estabelecendo pontes entre quem cria e quem usufrui dessa mesma criação.

A mostra, com curadoria de Ricardo Gritto, resulta de uma de uma proposta da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Marque na agenda e não falte.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Outono Literário
Cultura

Outono Literário traz escritores, prémios e encontros ao concelho de Santiago do Cacém

A chegada do Outono em Santiago do Cacém faz-se este ano com palavras, histórias e encontros em torno dos livros. Durante os meses...