O 99.º Aniversário do Dia da Restauração do Concelho de Palmela (1 de novembro) vai ser comemorado com o lançamento das Atas das III Jornadas Internacionais de Arqueologia, Dança, desporto e homenagens aos Restauradores do Concelho e a António Matos Fortuna.
O programa das comemorações, promovido pela Câmara Municipal de Palmela e pelo Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela, decorre a partir do dia 31 de outubro e até ao final do mês de novembro.
A estreia da 2.ª criação do Ciclo ATEMPO da DançArte, “Substância do Ser”, no dia 31 de outubro, abre as comemorações. O espetáculo de Dança vai ficar em cena no Cine-Teatro S. João (Palmela) nos dias 1 e 2 de novembro.
No Dia da Restauração do Concelho, sábado 1 de novembro, destaque para o Lançamento das Atas das III Jornadas Internacionais de Arqueologia “Fazer o Lume, Fazer a Luz. Arqueologia do Fogo”, às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela promove as habituais Homenagens aos Restauradores do Concelho de Palmela e aos Militares do Concelho Mortos em Combate na I Guerra Mundial, com a deposição de flores junto ao monumento evocativo no Jardim Joaquim José de Carvalho, em Palmela, e a Homenagem Póstuma ao Sócio Fundador/Historiador do Concelho de Palmela António Matos Fortuna, no Largo do Poço Novo, em Quinta do Anjo.
No dia 2 de novembro, a partir das 10h00, Palmela recebe a próxima etapa do Circuito Betclic Challenge Up 2025 – Subida ao Castelo de Palmela (prova de Atletismo).
Durante o mês de novembro, a Rede de Bibliotecas Públicas do Município promove a iniciativa “Empréstimo Surpresa”, que desafia as/os leitoras/es ao empréstimo de obras surpresa da Coleção do Fundo Local, para a descoberta dos autores e património locais.
Extinto em 1855 e integrado no de Setúbal, o Município de Palmela recuperou a autonomia administrativa a 1 de novembro de 1926. Joaquim José de Carvalho integrou – com Manuel Machado de Oliveira, Vítor Leão Pacheco, Pedro Augusto da Fonseca, Agostinho Augusto Pereira e o Padre Moisés da Silva – a Comissão Pró-Concelho de Palmela, que obteve a restauração administrativa.
Todas as informações respeitantes a este importante poderão ser consultadas, entre outro locais, no site da Câmara Municipal de Palmela (CMP).


