Cerca de nove mil novos casos de cancro da mama são diagnosticados anualmente em Portugal, representando 11,6% de todos os diagnósticos de cancro no País. Mais de duas mil mulheres morrem anualmente devido a esta doença, sendo a principal causa de morte por cancro no sexo feminino em Portugal. No entanto, caso a doença seja detetada numa fase inicial, este cenário pode tornar-se mais animador.
Com o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce, a Liga Portuguesa Contra o Cancro-Núcleo Regional do Sul, em parceria com o SNS, revelou que o rastreio gratuito do cancro da mama no município de Almada irá continuar em 2026.
O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 45 e os 74 anos, sendo que cada mulher deverá realizá-lo de dois em dois anos.
O rastreio estará disponível na Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro até 9 de abril de 2026, nos seguintes períodos/locais:
2 a 15 de janeiro
Monte de Caparica (Junto ao Mercado – Rua Lino Lima);
19 a 26 de janeiro
Costa de Caparica (Junto à Praça da Liberdade);
28 de janeiro a 20 de fevereiro
Charneca de Caparica (Junto à Junta de Freguesia);
24 de fevereiro a 9 de abril
Almada (Junto à Praça S. João Batista – próximo da Biblioteca Municipal).
As unidades móveis de rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro contam com equipamentos digitais modernos, que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico e uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama pronta para a receber. Para saber mais informações sobre o processo de rastreio, pode consultar o site da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

