Investimentos estratégicos chegam a Sines

Investimentos estratégicos chegam a Sines

A AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e seis empresas assinaram no passado dia 20 de janeiro, na sede da Administração do Porto de Sines, contratos de investimento que representam, no total, mais de 3 mil milhões de euros e 2300 novos postos de trabalho qualificados e altamente qualificados, a serem criados em território português.

Dos seis contratos de investimento assinados, dois são relativos a projetos a desenvolver no concelho de Sines, nomeadamente a fábrica da CALB (baterias de lítio para veículos elétricos) e a fábrica da Topsoe Battery Materials (componentes para baterias). Precisamente a fábrica da CALB em Sines significa um maior volume de investimento, que deverá rondar os 2 mil milhões de euros, com um apoio de 350 milhões por parte do governo.

A unidade poderá vir a criar 1800 empregos diretos e representar mais de 4% do PIB nacional (fatia superior à da AutoEuropa em Palmela) quando atingir a capacidade total de produção de baterias de iões de lítio, que são essenciais para o desenvolvimento do mercado europeu de veículos elétricos.

O investimento da dinamarquesa Topsoe Battery Materials rondará os 110 milhões de euros, com um apoio do Estado de mais de 38 milhões de euros num total de 109,58 milhões de euros, que deverá criar 62 novos postos de trabalho, dos quais 15 altamente qualificados.

O primeiro-ministro Luís Montenegro e o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, bem como o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, estiveram presentes na cerimónia, realçando a importância destes projetos para a economia nacional e europeia.

Madalena Oliveira e Silva, presidente do Conselho de Administração da AICEP, agradeceu o “voto de confiança no País” dado por estas empresas ao escolherem Portugal para a localização dos seus projetos.

PARTILHE NAS REDES