A Depressão Marta deverá começar a afetar o distrito de Setúbal já na manhã de sábado trazendo chuva persistente e por vezes forte, além de rajadas de vento que podem atingir os 100 km/h, passando a 120 km/h nas zonas mais altas.
O IPMA colocou o distrito sob avisoamarelo de chuva e aviso laranja de vento, prevendo-se ainda subida de caudais de rios e ribeiras devido aos acumulados de precipitação, que poderão chegar aos 60 mm em 24 horas.
O vento deverá soprar mais insistentemente ao longo da tarde, acompanhado por períodos de chuva forte e possível agitação marítima significativa, já que toda a costa continental está sob aviso laranja. Para o distrito de Setúbal, o mau tempo junta-se ao contexto de saturação dos solos após as recentes tempestades, o que eleva o risco de inundações e quedas de árvores.
Medidas de prevenção recomendadas
● Evitar deslocações durante os períodos de maior chuva e vento.
● Afastar-se de zonas ribeirinhas, praias e arribas devido ao risco de subida de caudais e agitação marítima. Esteja também atento ao risco de derrocada, em arribas e falésias.
● Garantir que varandas, esplanadas e quintais estão livres de objetos soltos que possam ser projetados pelo vento.
● Conduzir com prudência, especialmente em estradas propensas a acumulação de água. Lembre-se, 30cm de água já é o suficiente para arrastar um carro.
● Manter-se atento aos avisos do IPMA e proteção civil, que poderão atualizar o nível de alerta ao longo do dia.



