Cartografia do Horizonte: do Território aos Lugares

Cartografia do Horizonte: do Território aos Lugares

A exposição “Cartografia do Horizonte: do Território aos Lugares” chega ao fim dia 23 de setembro, no Museu da Cidade de Almada. Organizada pela Câmara Municipal de Almada, em parceria com o Exército Português e a ARTCOSTA – Associação dos Amigos de Artilharia de Costa Portuguesa, a exposição tem como curadores Ana Paisano e Frederico Vicente.

Descobrindo a Paisagem do Litoral

A exposição tem como objetivo principal valorizar a dimensão poética da paisagem do litoral e apresentar as Batarias da Artilharia de Costa como o último sistema de defesa físico construído em Portugal. Através de uma abordagem artística e poética, a exposição destaca a forma como essas baterias se relacionam com o mar e a paisagem costeira.

“Cartografia do Horizonte” oferece aos visitantes uma viagem pelos oito locais que contam a vasta grafia do Tejo. Essa jornada leva-nos a esboçar um mapa de investigação que começa na torre e segue até ao posto de observação, com uma mira no Regimento de Artilharia de Costa. A exposição é dividida em duas escalas de aproximação, revelando os locais secretos e esquecidos do “Plano Barron”, a memória dos arquivos e acervos militares, bem como a contemporaneidade que espreita o futuro desses lugares.

Um ensaio visual do artista Tiago Casanova orienta o roteiro da exposição, capturando o estado de ocupação de muitas dessas baterias. Além disso, a artista Lena Lewis-King introduz o tempo desses lugares através de vídeos envolventes e emocionantes.

Bilhetes

A entrada para a exposição é paga, com preços acessíveis para diferentes públicos. Adultos e jovens entre 12 e 18 anos têm um valor reduzido, e há opções de bilhetes para grupos e famílias. De ressalvar que a entrada é gratuita em ocasiões especiais, como o Dia Internacional dos Museus e para crianças até 12 anos, estudantes, desempregados e outros grupos específicos.

A exposição “Cartografia do Horizonte: do Território aos Lugares” é uma oportunidade de mergulhar na poesia da paisagem do litoral e explorar a importância das Batarias da Artilharia de Costa. Não deixe de visitar e desvendar os diferentes horizontes dessa cartografia tão especial.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Bárbara Bandeira
Lazer

Bárbara Bandeira em destaque no programa de Passagem de Ano em Almada

As cidades do distrito de Setúbal estão preparadas para receber o Natal. Porém, algumas delas já começaram a divulgar a agenda da Passagem...