Exposição “Seixal, Luz e Traço”: Revivendo a História do Concelho

Exposição “Seixal, Luz e Traço”: Revivendo a História do Concelho

Com o intuito de preservar e celebrar a rica história do concelho, está a decorrer a exposição “Seixal, Luz e Traço”. Esta mostra, que pode ser encontrada em vários espaços do núcleo urbano antigo do Seixal, oferece aos visitantes a oportunidade de reviver e conhecer a história única da região.

A exposição “Seixal, Luz e Traço” está aberta ao público até 30 de novembro. É uma oportunidade imperdível para todas as idades, especialmente para os mais jovens, que têm a oportunidade de conhecer a história e vivências do seu concelho.

A exposição “Seixal, Luz e Traço” é uma verdadeira viagem no tempo, proporcionada pelos textos e pinturas do escritor seixalense Eduardo Palaio. Com um olhar atento e participante, Eduardo Palaio registou com precisão diversos aspetos do passado do Seixal, desde as rotinas e ritmos do quotidiano dos habitantes, até aos espaços emblemáticos da cidade, como cafés, tabernas, mercados, barbearias, farmácias, fábricas e escolas primárias. Além disso, a exposição também aborda as festas, a música e as viagens para Lisboa, entre outros aspetos que fazem parte da história e identidade do Seixal.

A Contribuição de Eduardo Palaio para a Preservação do Património

Eduardo Palaio é uma figura importante no contexto cultural e patrimonial do Seixal. Dedica-se, desde 2007, ao Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal, um projeto criado por sua iniciativa com o apoio da Câmara Municipal do Seixal. Neste espaço, foram recuperadas as antigas instalações da Tipografia Popular de Augusto Palaio, onde são preservados e expostos equipamentos, máquinas e técnicas de tipografia que remontam ao século XV até meados do século XX.

Além do seu trabalho na preservação do património, Eduardo Palaio também se destaca em outras áreas artísticas. É um talentoso desenhador, tendo iniciado carreira nos anos 1960 com o cartoon. A sua habilidade também se estende à ilustração e pintura, incluindo a criação de murais. Na literatura, Eduardo Palaio possui diversas obras publicadas nos géneros de literatura infantil, conto e romance. O seu talento e contribuição para a literatura foram reconhecidos com vários prémios, como o Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca, em 2010, e o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, no ano seguinte, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores.

Não deixe de visitar a exposição “Seixal, Luz e Traço” e mergulhe na rica história e memórias do concelho. Venha vivenciar a luz e o traço que fazem do Seixal um lugar único e especial.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
MAR DA MINHA TERRA
Cultura

Aproveite uma noite de cinema ao ar livre no Seixal, com “Mar da Minha Terra – Almada Atlântica”

O Parque Metropolitano da Biodiversidade está prestes a transformar-se num cinema ao ar livre. A iniciativa “Noites de Cinema no Parque” traz uma...

SeixalJazz
Cultura

Já pode comprar bilhetes para o Festival Internacional SeixalJazz 2025

O Festival Internacional SeixalJazz 2025 está prestes a acontecer, prometendo uma experiência musical inesquecível para os amantes do jazz. Este evento, que se...

documentário
Cultura

Veja o documentário de hip hop “Filhos do Meio” à borla no Seixal

O hip hop é mais do que um género musical, é uma cultura rica que tem influenciado gerações e comunidades por todo o...