Montijo, Seixal e Cacilhas: A Chegada da Nova Frota de Navios Elétricos

Nos últimos anos, o transporte de passageiros entre Montijo e Lisboa tem enfrentado desafios significativos. No entanto, uma nova esperança surge com a chegada da nova frota de navios elétricos da Transtejo. Neste artigo, exploraremos os planos para a renovação da frota, as melhorias nas viagens fluviais e os benefícios ambientais desta transição.

A Nova Frota de Navios Elétricos

A presidente da Transtejo, Alexandra Carvalho, revelou que a nova frota de navios elétricos será composta por dez embarcações modernas e eficientes. Desses dez navios, dois serão alocados para a rota Montijo-Lisboa, dois para a rota Seixal-Lisboa e três para a rota Cacilhas-Lisboa. Além disso, três navios ficarão em reserva para manutenção e eventuais avarias.

A expectativa é de que os 10 navios elétricos comecem a operar no segundo semestre de 2024. Esta nova frota trará inúmeras vantagens para os passageiros, incluindo uma experiência de viagem mais confortável e rápida. Mas como será possível manter estes navios carregados e em pleno funcionamento? A resposta está na infraestrutura de carregamento.

Estação de Carregamento e Autonomia das Baterias

Um dos principais desafios enfrentados pela nova frota de navios elétricos da Transtejo é a recarga das baterias. No entanto, Alexandra Carvalho tranquiliza os passageiros ao afirmar que o tempo de carregamento de um navio será de apenas sete minutos. Além disso, serão instalados cinco postos de carregamento estrategicamente localizados nos terminais de Cais Sodré, Montijo, Seixal e Cacilhas.

Estes postos de carregamento garantirão que os navios estejam sempre prontos para a próxima viagem, eliminando preocupações com a autonomia das baterias. Portanto, independentemente do tempo de duração da viagem, os passageiros podem esperar que as carreiras não sofram grandes alterações quanto ao tempo de percurso.

Viagens Experimentais e Primeiras Impressões

Antes do início oficial das operações, a Transtejo realizará viagens experimentais para testar e ajustar o desempenho dos novos navios elétricos. Essas viagens permitirão avaliar a eficiência das embarcações e garantir que todas as melhorias necessárias sejam implementadas antes de receberem os passageiros.

As primeiras viagens experimentais serão realizadas nas próximas semanas, e os passageiros terão a oportunidade de embarcar no “Cegonha-Branca”, o primeiro dos dez navios já entregue pela construtora espanhola Gondán. Esta será uma excelente oportunidade para os passageiros conhecerem os novos navios e compartilharem as primeiras impressões sobre a experiência de navegar no Tejo nestes navios.

Investimento no Plano de Renovação da Frota

O investimento total no plano de renovação da frota da Transtejo, até ao momento, é de 92 milhões de euros. Recentemente, o Governo reprogramou mais 10 milhões de euros para garantir que todas as melhorias planeadas sejam realizadas. Este investimento reflete o compromisso em fornecer um serviço de transporte de passageiros de qualidade e sustentável.

É importante ressaltar que a renovação da frota é essencial para superar os desafios enfrentados atualmente pela Transtejo. Antes da chegada dos novos navios, a empresa enfrentava problemas de manutenção e falta de embarcações operacionais. No entanto, com a conclusão das docagens necessárias e a entrega dos novos navios, a Transtejo poderá oferecer um serviço mais confiável e eficiente.

O Impacto Ambiental da Frota Elétrica

Além dos benefícios para os passageiros, a transição para uma frota de navios elétricos terá um impacto significativo no meio ambiente. A redução das emissões de gases de efeito estufa é um dos principais resultados esperados desta mudança. Os navios elétricos são muito mais limpos em comparação com os movidos a combustíveis fósseis, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e para a sustentabilidade da região.

Esta mudança também é um reflexo do compromisso global com a redução das emissões de carbono e a transição para fontes de energia renovável. A Trantejo está a alinhar-se com essa tendência, fazendo a sua parte para combater as mudanças climáticas e promover um futuro mais verde para as próximas gerações.

A chegada da nova frota de navios elétricos é uma notícia emocionante para os moradores da Margem Sul e para todos os passageiros que utilizam o transporte fluvial entre Montijo, Seixal, Cacilhas e Lisboa. Com a promessa de viagens mais rápidas, confortáveis e sustentáveis, esta renovação representa um passo importante para melhorar a qualidade de vida e a mobilidade na região.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Primeiro Hospital Veterinário Universitário
Atualidade

Egas Moniz Inaugura o Primeiro Hospital Veterinário Universitário da Margem Sul

A inauguração do primeiro Hospital Veterinário Universitário da Margem Sul, pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz, representa um marco significativo na área...

Carris Metropolitana Lança Novo Site
Atualidade

Carris Metropolitana Lança Novo Site com Horários e Número de Passageiros em Tempo Real

A Carris Metropolitana, responsável pelo transporte público na Área Metropolitana de Lisboa, acaba de lançar um site totalmente remodelado que promete revolucionar a...

Jubileu Diocesano
Atualidade

“Todos, todos, todos” têm sido poucos 

Tiveram lugar no Convento dos Capuchos, na Caparica, em Almada as jornadas «Territórios, Fé e Futuro: História e Património da Diocese de Setúbal:...