Novos ares para a Saúde no Seixal

O novo ano trará consigo três novos equipamentos de saúde primária no concelho do Seixal. A Câmara Municipal do Seixal (CMS) e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) assinaram em Dezembro último, um protocolo de colaboração para a construção da futura Unidade de Saúde Familiar (USF) de Paio Pires. Este futuro equipamento visa reforçar melhorar a rede de equipamentos de saúde primária não só da Aldeia de Paio Pires como também do município seixalense.

Será construído em terreno municipal com cerca de 6.000 m2 e terá capacidade para servir cerca de 15 mil pessoas e investimento está alavancado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num máximo de 2.488.479 euros.

As mudanças em contexto de serviços de saúde não ficam, no entanto, pela USF de Paio Pires. A autarquia seixalense, em conjunto com a ARSLVT, está a preparar a construção não só desta unidade de saúde, mas também de duas outras unidades: a primeira nos Foros de Amora, com candidatura já aprovada, em terreno cedido pela autarquia, e uma segunda unidade de saúde que irá substituir a da Rosinha.

Obras estas também suportadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência que no quadro do Distrito /Península de Setúbal já aprovou mais de 446 milhões de euros em investimentos diversos, através de empresas, autarquias e demais promotores dos investimentos públicos e privados dos diferentes concelhos do distrito.

Note-se que a Península de Setúbal já obteve mais verbas do Plano de Recuperação e Resiliência do que em todo o Programa Portugal 2020. A contabilização feita já no segundo semestre de 2023 aponta um total de 375 milhões de euros do PRR, iniciado em 2021, por contraste com os 366 milhões de euros do quadro comunitário Portugal 2020, iniciado em 2014.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Sapo na MargemSuldotCom
Atualidade

MargemSul.com Junta-se à Rede SAPO

A integração do MargemSul.com à rede SAPO representa um marco significativo na disseminação de notícias e informações na região. Esta união amplia a...