Liberdade: exercício perpétuo em Almada

Liberdade: exercício perpétuo em Almada

A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada, promove, até 30 de Abril de 2026 a “O que é a Liberdade? Oficina de pensamento e expressão artística.” Trata-se de um projecto contínuo de educação para a paz e de reflexão sobre os conceitos de liberdade e de democracia, através de oficinas de pensamento e expressão artística.

Tem sido desenvolvido no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com pessoas de todas as idades a partir dos 7 anos, sempre no mês de abril. Já foram realizadas três edições deste projeto, um total de 31 oficinas. Ainda vão realizar mais duas edições, em 2025 e em 2026.

Esta oficina visa refletir sobre o que é a Liberdade através do debate, da leitura da obra de arte e da experimentação artística. Estimula a participação e o direito à opinião, assim como o respeito pela opinião dos outros; dá a conhecer diversos entendimentos sobre este conceito, relevando a sua importância na vida de cada um e em sociedade.

Estruturada em três momentos a oficina “O que é a Liberdade?”  num primeiro momento, apela à observação e interpretação de uma obra de arte pública – o “Monumento à Liberdade”, de Jorge Vieira; num segundo momento decorre a promoção do debate sobre o que é a Liberdade; e um terceiro momento de criação artística, onde cada um ilustra a sua ideia de liberdade elaborando um postal Pop-up. O mote é o “Monumento à Liberdade“ (1999), do escultor Jorge Vieira, situado no Parque Urbano Júlio Ferraz, um dos pontos nevrálgicos de Almada.

Da análise formal e interpretativa desta obra de arte pública, os participantes são convidados a pensar sobre o conceito de Liberdade. Desta partilha de ideias gera-se o debate, moderado pelos mediadores.

Na segunda-parte, cada participante é convidado a desenhar, com tesoura em cartolinas coloridas, a representação que tem sobre o que é a Liberdade. A elaboração do Pop-up termina quando cada participante escreve uma frase sobre o que é para si, naquele momento, a Liberdade.

No final, faz-se uma partilha dos resultados, observando-se o que cada um concretizou e lêem-se em voz alta as várias ideias. Constata-se a polifonia deste conceito e a importância de continuar a pensar sobre ele todos os dias, para o exercício de uma cidadania ativa, consciente e responsável.

Os Pop-ups resultantes de todas as edições, serão compilados num futuro objeto-livro coletivo, a publicar em 2026. Pensar a Liberdade, individual e coletiva, estimula o exercício da cidadania e promove uma cultura de paz.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Golden Weekend
Cultura

Celebre a cultura japonesa em Almada durante o Golden Weekend

O Golden Weekend é uma celebração da cultura japonesa em Almada. Com uma programação repleta de atividades, o evento ocorrerá nos dias 9 e 10...

Cais do Ginjal
Atualidade

Cais do Ginjal: A reabertura que todos esperavam em Almada

Após um período de interdição e obras significativas, o Cais do Ginjal, um dos locais mais icónicos de Almada, reabriu ao público no...

exposição
Cultura

Pode visitar a exposição “Venham Mais Cinco”, em Almada, até novembro

A exposição fotográfica “Venham Mais Cinco – O Olhar Estrangeiro sobre a Revolução Portuguesa”, que teve início a 23 de maio, foi prolongada até...