Este texto foi escrito em parceria com o blog Último Barco
A antiga estação de comboios do Barreiro prepara-se para ganhar uma nova vida. No futuro, a atual zona, que está praticamente abandonada e degradada, e que durante mais de 100 anos foi uma das principais estações do distrito, terá novos espaços para restauração, bares, esplanadas, jardins, lojas e ateliers de trabalho.
O investimento está a cargo da empresa Mainside, que criou, por exemplo, o LXFactory, em Lisboa. Desde 2018 que esta empresa já tinha mostrado interesse em investir naquela zona da cidade, mas apenas agora foi assinado o contrato entre a IP Património e a empresa em questão.
A empresa Mainside é ainda responsável por uma série de outros projectos de renome na restauração e animação noturna como a Pensão Amor, Rio Maravilha ou Oslo.
Além dos espaços para restauração e lazer, o projeto visa ainda recuperar algumas das carruagens antigas para serem transformadas em alojamentos. Esta ideia está inserida no projecto Zero Box Lodge, um conceito de alojamento criado pela Mainside e que já existe no Porto e em Coimbra. Está prevista a construção de cerca de 30 alojamentos deste tipo, que serão pequenos quartos, de forma a manter a ideia de dormir num verdadeiro comboio.
No site da empresa, pode ainda ler-se que “as dinâmicas do Barreiro-Mar passam inequivocamente pelo alojamento, espaço de trabalho, jardins, ponto de encontro e local de eventos. A criação de um Barreiro com personalidade e carisma que apresenta, num espaço alternativo, um conjunto de serviços que vai cativar vários públicos e várias comunidades.”
A antiga estação ferroviária do Barreiro entrou em serviço em 1884 e esteve em atividade até 2008, altura em que foi construída a nova e atual estação, mesmo ao lado desta. Durante décadas, o Barreiro foi o ponto de partida para rumar ao Algarve para quem vinha de Lisboa ou até de outras cidades do distrito. Hoje, esta ligação é feita através da estação do Pinhal Novo, que serve como estação central da Linha do Sado.