As impressões da Revolução no TMJB em Almada

As impressões da Revolução no TMJB em Almada

O Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, tem a decorrer a exposição “25 DE ABRIL: OS DIAS, AS PESSOAS E OS SÍMBOLOS”. 

Esta mostra está organizada em torno de quatro grandes temas:

  • O primeiro tema compreende “Os dias de Revolução” e inclui diversos jornais, revistas e panfletos publicados e distribuídos no dia 25 de Abril e seguintes.
  • O segundo tema evoca os protagonistas do “dia inicial” através de um conjunto extenso e variado de objetos que representam alguns dos protagonistas do período revolucionário.
  • Os símbolos, representados por objetos e fotografias com símbolos dos partidos políticos surgidos após a Revolução dos Cravos, constituem o terceiro capítulo da mostra. 
  • E por último mas não menos importante “A democratização da política” retrospetiva feita a partir de calendários e autocolantes referentes às primeiras eleições autárquicas, após a normalização da vida política.

Esta exposição de materiais diversos pertencentes ao Arquivo Ephemera, Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, é composta por quatro núcleos de objetos bastante diferentes entre si e com variadas origens, desde acervos pessoais a exemplares destinados a serem destruídos e entretanto respigados. Esta tem como objetivo divulgar os espólios, acervos, livros, periódicos, manuscritos, panfletos, fotos, objetos e ephemera que pertencem ao arquivo pessoal de José Pacheco Pereira, e colocá-los acessíveis a todos. Pelos seus objetivos e pela sua acção, é o arquivo privado mais público de Portugal (pode saber mais aqui).

Esta iniciativa é parte constituinte das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que pretendem celebrar a conquista da liberdade e a construção da democracia. 

Até 2026, a Comissão dos 50 anos do 25 de Abril promove um conjunto amplo e diverso de iniciativas que conciliam a evocação da memória da resistência e da Revolução com a reflexão sobre o futuro.

Relembramos, então, que até dia 27 de Outubro, no Teatro Municipal Joaquim Benite em Almada, com acesso livre, entre as 19h e as 21h30, pode ver ou rever os textos e imagens do Dia da Revolução!

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Março à Solta
Cultura

Março à Solta: Diogo Batáguas é destaque no Mês da Juventude em Almada

O mês de março traz uma programação vibrante e diversificada para os jovens de Almada, através do evento “Março à Solta”. Esta iniciativa,...

gnr e van zee
Cultura

Almada Celebra o 25 de Abril com GNR e Van Zee

Almada prepara-se para celebrar o 51.º aniversário da Revolução dos Cravos de forma vibrante e emocionante. No dia 24 de abril, a Praça...

Matias Damásio
Cultura

Matias Damásio e Pikika: Novas Confirmações no Festival O Sol da Caparica 2025

O festival O Sol da Caparica, um dos festivais musicais mais esperados do verão, está de volta em 2025 para a sua 10.ª...