Portugal Romano e vivo no Seixal e Santiago do Cacém

Portugal Romano e vivo no Seixal e Santiago do Cacém

Os municípios de Seixal e de Santiago do Cacém, do distrito de Setúbal, vão integrar a “Rota do Portugal Romano”, iniciativa que se destina a valorizar o património histórico local e a atrair visitantes. Trata-se de um ambicioso projeto da Associação dos Municípios do Portugal Romano (AMPR), que prevê um investimento global de 657 mil euros na criação de uma Rede de Apoio à Visitação do Património Romano. 

Este projeto, cofinanciado em 400 mil euros pelo Turismo de Portugal, integra 14 municípios e visa destacar a importância histórica e cultural da herança romana em Portugal. “Rota do Portugal Romano”, visa, desta forma, a promoção, valorização e divulgação pública do património arqueológico e museológico. 

Em Santiago do Cacém e Seixal, o foco estará na estruturação de ofertas turísticas capazes de integrar a história local com tecnologias inovadoras que proporcionem experiências únicas aos visitantes.

O produto turístico que se pretende criar é um valor acrescentado, ao explorar as potencialidades do património romano de forma sustentável. A aposta estará centrada no envolvimento das comunidades locais e agentes turísticos para dinamização das economias destes territórios, com especial atenção ao potencial de internacionalização.

Ambos os concelhos estão em fases distintas no que diz respeito ao seu património romano. Por um lado, Santiago do Cacém, já reconhecido pelo seu vasto património histórico, espera consolidar-se como um destino turístico cultural de referência. Já o Seixal, com uma rica ligação à história romana, quer reforçar a sua identidade cultural e atrair mais visitantes, unindo a modernidade à tradição.

A utilização de tecnologias inovadoras para valorizar a experiência dos visitantes, ligando o passado histórico a um presente interativo e cativante, será um factor de atração para os futuros visitantes.

A Associação dos Municípios do Portugal Romano (AMPR), fundada em 2020, sediada no Museu Portugal Romano de Sicó (PO.RO.S), em Condeixa-a-Nova, é responsável por liderar esta candidatura inovadora, que promete dinamizar não apenas Santiago do Cacém e Seixal, mas também outros 12 municípios que integram o projeto e que são Ansião, Avis, Beja, Braga, Condeixa-a-Nova, Estremoz, Oliveira do Hospital, Penela, Santiago do Cacém, Seixal, Tomar, Vidigueira, Vila do Bispo e Tábua.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Moinho de Maré de Corroios
Cultura

Aprecie as novas exposições no Moinho de Maré de Corroios

O Moinho de Maré de Corroios, um dos marcos históricos mais significativos da região do Seixal, está a celebrar 600 anos de atividade...

Feira do Chocolate
Gastronomia

Delicie-se na IX Feira do Chocolate de Corroios

Está a decorrer, até dia 30 de março, a IX Feira do Chocolate de Corroios, no Jardim Quinta da Água. Este evento, que...

Festival Seixal Terno
Cultura

Não perca a oportunidade de descobrir novos talentos no Festival Seixal Terno

O Festival Seixal Terno está de volta para a sua quinta edição, prometendo ser um evento memorável para os amantes da música e...