Casa em Almada ou resposta a uma crise

A Câmara Municipal de Almada (CMA) tem a decorrer até dia 15 de Fevereiro, as candidaturas ao programa de apoio financeiro ao arrendamento jovem. Trata-se de uma medida destinada a ajudar famílias com dificuldades económicas a lidar com os elevados preços de habitação. As inscrições que decorrem até 15 de fevereiro, são uma oportunidade única para os residentes jovens do concelho enfrentarem a crise habitacional.

O programa, Casa em Almada, foi aprovado por unanimidade em Maio do ano passado e visa apoiar famílias cuja taxa de esforço para acesso à habitação exceda os 30% dos rendimentos, uma situação que afeta 90% dos agregados familiares unipessoais e mais de 50% das famílias com crianças, segundo dados da Estratégia Local de Habitação.

Os apoios terão um valor mensal entre 65 e 200 euros, podendo chegar aos 220 euros no caso de famílias jovens, onde o titular tenha até 35 anos. O benefício será atribuído inicialmente por 12 meses, com possibilidade de renovação até ao máximo de 36 meses.

Transcrevemos as condições sobre quem pode concorrer e os requisitos a serem respeitados. Assim sendo, elegíveis para este concurso são:

  • Todos os munícipes com idade igual ou superior a 18 anos à data da submissão da candidatura, que cumpram os requisitos do Art. 7º do Regulamento; o beneficiário e todos os membros do agregado familiar terem ou virem a ter residência permanente na habitação a que se refere a candidatura; nenhum dos membros do agregado familiar ser, no momento da entrega dos elementos definitivos, proprietário, usufrutuário ou detentor de prédio urbano ou de fração autónoma destinado a habitação, localizado na Área Metropolitana de Lisboa, desde que o imóvel seja adequado a satisfazer o fim habitacional do beneficiário e agregado familiar e não constitua residência permanente de terceiros com direitos legais ou contratuais; nenhum dos membros do agregado familiar ser, no momento da atribuição do apoio, arrendatário de habitação municipal do Município de Almada; nenhum dos membros do agregado familiar estar a usufruir de apoios financeiros públicos para fins habitacionais cujo montante mensal exceda a comparticipação financeira mensal a atribuir nos termos do n.º 5 do Artigo 16.º; nenhum dos membros do agregado familiar ser parente ou afim do senhorio, na linha reta ou linha colateral; o rendimento mensal bruto (RMB) do agregado familiar não ser superior a cinco vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida (RMMG).
  • São, ainda, requisitos obrigatórios da candidatura; ser titular de contrato de arrendamento, participado junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), de contrato-promessa de arrendamento, ou declaração de intenção de proceder ao arrendamento de habitação para residência própria permanente; apresentar o último recibo de renda ou contrato-promessa com a definição da renda prometida, ou a declaração para proceder ao arrendamento de habitação para residência própria permanente.
  • O acesso ao apoio financeiro depende, ainda, da completa instrução do pedido de candidatura com os elementos e documentos identificados adiante.
  • O beneficiário do apoio deve cumprir os requisitos do presente artigo durante todo o período em que recebe a comparticipação financeira.
  • Qualquer alteração subsequente à candidatura apresentada deve ser comunicada ao Município, no prazo de 10 dias.

Toda esta informação oficial deve ser complementada com a consulta do regulamento concursal.

O acesso à Plataforma de Candidatura é feito através de Cartão de Cidadão ou de Chave Móvel Digital. Ou pode ainda submeter a candidatura presencialmente nos Balcões de atendimento dos Espaços do Cidadão do Concelho de Almada.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Combate às Alterações Climáticas
Atualidade

Almada Investe no Combate às Alterações Climáticas

A cidade de Almada tem demonstrado um compromisso significativo com a sustentabilidade e a adaptação às mudanças climáticas. Com iniciativas inovadoras e investimentos...