A Rede Municipal de Bibliotecas de Almada (RMBA) está maior e mais presente em todo o concelho almadense, é agora composta por sete bibliotecas e pontos de leitura. O mais recente ponto de leitura está agora localizado no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro (Casa Amarela) no Laranjeiro, tendo sido inaugurado oficialmente no passado dia 19.
Este espaço, embora especialmente concebido para os jovens, está aberto a toda a comunidade, foi objeto de um trabalho de reaproveitamento dos recursos disponíveis na Rede Municipal de Bibliotecas de Almada. Exemplo disso são as estantes do local que já existiam e foram agora recuperadas pela artista local Vanessa Soreto.
O novo Ponto de Biblioteca disponibiliza uma coleção diversificada e atual que conta com cerca de 700 livros e jogos de tabuleiro, que fazem parte da coleção da rede municipal. Contudo, os utilizadores poderão requisitar livros em qualquer equipamento ligado à RMBA, para que se fomente a circularidade dos livros.
Está prevista a existência de uma “programação regular”, como um clube de leitura dinamizado pela conhecida divulgadora literária Íris Bicho. Esta nova área cultural vem complementar a oferta da Casa Municipal da Juventude, proporcionando um novo local de encontro e descoberta para os jovens de Almada.
Os equipamentos afirmam-se pela sua natureza multidisciplinar, oferecendo espaços, serviços e recursos para todos os públicos, com acesso livre e gratuito à informação, cultura, lazer, conhecimento, experiência, partilha, estudo e aprendizagem.
A Rede Municipal de Bibliotecas de Almada conta ainda com mais seis pontos de leitura em locais estratégicos de grande afluência do concelho e são eles: a Biblioteca Central (Almada), a Biblioteca José Saramago (Feijó), a Biblioteca Maria Lamas (Caparica), a Biblioteca da Trafaria, a Biblioteca Itinerante de Almada, o ponto de biblioteca no Solar dos Zagallos (Sobreda) e o novo espaço no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro.