Criada no âmbito de uma estratégia nacional de descentralização do Ensino Superior, a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS), surge da colaboração entre o Instituto Politécnico de Setúbal, o município e o tecido industrial da região.
O seu papel tem sido crescente e determinante para o crescimento académico e económico do concelho, garantindo a continuidade da tradição industrial do Barreiro e contribuindo para a formação de gerações de profissionais altamente qualificados. Também por esta importante razão, a ESTBarreiro/IPS, foi distinguida como “Rosto do Ano 2024” na categoria de Educação, uma homenagem atribuída pelo jornal barreirense “Rostos”.
Na base da decisão para a atribuição do prémio está o papel protagonizado por esta Escola em prol do Barreiro e da região, por se ter tornado uma referência nacional no Ensino Superior, pela sua proximidade com a comunidade e pela capacidade de manter uma energia inovadora ao longo deste quarto de século de existência.
A nomeação para o prémio resultou de uma decisão colegial de um painel de jornalistas e personalidades ligadas à comunicação social, composto por António Oliveira, jornalista da Agência Lusa, Ana Lourenço Monteiro, ex-diretora do “Jornal do Barreiro”, e António Sousa Pereira, diretor do “Rostos”.
A distinção, já de si especial, surge num momento que não o é menos, pois a ESTBarreiro/IPS celebrou recentemente os seus primeiros 25 anos de existência. A história que se iniciou em 1999, no Bairro Operário da CUF, mais precisamente nas instalações que pertenciam à “Antiga Escola Primária da CUF”, significou para o Barreiro, o colmatar de insuficiências académicas em áreas técnicas e laborais que fazem parte da história da cidade e da região, como são o caso da formação em Engenharia Civil, Química e Biotecnologia.
O seu crescimento consolidou-se com a inauguração, em 2007, de um edifício próprio, cuja necessidade adveio do aumento da oferta formativa aliada à necessidade de qualificar o seu ensino e requalificar as suas atividades. A relevância arquitetónica deste edifício foi reconhecida pelo Prémio Internacional de Arquitetura 2009, atribuído pelo Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design.
Actualmente a ESTBarreiro/IPS tem como oferta educativa formações nas áreas das Engenharias e Tecnologias em Cursos pós-secundários, Licenciaturas, Mestrados, Pós-graduações e outras atividades de formação.