A Navigator Company: Líder em Valor e Exportação em Setúbal

A The Navigator Company é uma empresa portuguesa que se destaca como a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional e a terceira maior exportadora em Portugal. Com sede em Setúbal, a companhia ocupa a primeira posição entre as 2.000 empresas do distrito que mais criaram valor para a região.

A Posição de Liderança da Navigator em Setúbal

De acordo com um estudo realizado pela consultora Iberinform Portugal, a Navigator ocupa a primeira posição em valor gerado no distrito de Setúbal. Além disso, é a segunda empresa com maior volume de negócios na região, ficando a apenas 2,8% da faturação da Autoeuropa, empresa líder no ranking das maiores empresas de Setúbal. A dinâmica dos preços internacionais de pasta, papel embalagem e tissue, aliada à melhoria do mix de produtos e ao foco no aumento da produtividade, foram os principais impulsionadores do sucesso alcançado pela Navigator em 2022.

Contribuição para a Economia Nacional

A Navigator é uma peça fundamental para a economia portuguesa. Representando aproximadamente 1% do PIB nacional, a empresa contribui também com cerca de 3% das exportações nacionais de bens. Além disso, a Navigator é responsável por mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos em todo o país, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas. Com mais de 92% dos seus produtos vendidos para fora de Portugal, a Navigator tem presença a nível internacional em 130 países, nos 5 continentes, consolidando-se como uma das empresas portuguesas mais globalizadas.

Valorização das Florestas e Sustentabilidade

Há vários anos, a Navigator destaca-se pelo seu compromisso com a valorização das florestas plantadas e bem geridas. Através da gestão ativa e profissional das suas florestas, que abrangem cerca de 106.000 hectares em todo o país, a empresa gera valor ambiental, económico e social. A atividade florestal da Navigator não promove apenas a transição para um modelo de bioeconomia circular de base florestal, mas também contribui para a criação de empregos qualificados e a geração de riqueza no mundo rural. No entanto, a empresa enfrenta o desafio do défice de matéria-prima, o qual tem vindo a aumentar e ameaça a sustentabilidade da atividade. Isto acarreta a necessidade de importação de madeira, uma matéria-prima que poderia ser produzida em Portugal, contribuindo para a valorização da economia rural.

Investimentos em Alternativas Sustentáveis

Para enfrentar os desafios relacionados à matéria-prima e promover a sustentabilidade, a Navigator tem investido em alternativas mais sustentáveis. Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a estratégia da empresa inclui o desenvolvimento de ampla gama de soluções para embalagens sustentáveis, bem como o investimento no desenvolvimento de biocombustíveis, como o bioetanol e o biometanol, e combustíveis sintéticos, como o e-SAF e o e-metanol. Estas alternativas aos combustíveis fósseis são obtidas a partir da celulose, explorando o potencial da matéria-prima florestal.

Contribuição para Setúbal e a Região

A presença da Navigator em Setúbal tem um impacto significativo na região. Além de ocupar a primeira posição em valor gerado, a empresa é responsável por uma cadeia de valor que abrange diversos setores da economia. A vitalidade do setor florestal, incluindo a indústria de pasta e papel, desempenha um papel crucial na criação de valor acrescentado, na exportação de bens transacionáveis e na geração de empregos. O cluster da Pasta e do Papel, no qual a Navigator se destaca, é responsável por cerca de 55% das vendas ao exterior de todo o setor florestal. Além disso, as florestas gerenciadas pela Navigator contribuem para a fixação de populações rurais e para a criação de empregos qualificados, como é o caso da fileira do eucalipto, que gera mais de 80 mil empregos na economia portuguesa.

A The Navigator Company é uma empresa de destaque em Portugal, ocupando posições de liderança em Setúbal e no panorama nacional. A sua contribuição para a economia, a valorização das florestas e o investimento em alternativas sustentáveis destacam a importância da empresa para o desenvolvimento socioeconómico do país.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
autora de Setúbal
Atualidade

Documentário com textos de autora de Setúbal vence o maior festival de cinema vegan do mundo

O documentário “Carne – A Pegada Insustentável” conquistou o título de Melhor Longa-Metragem no International Vegan Film Festival, um dos mais renomados festivais de cinema do...

Este Natal Compre Local
Atualidade

Este Natal Compre Local com a MEO

O Natal é uma época mágica que desperta emoções e tradições. À medida que o dia 25 de dezembro se aproxima, muitos portugueses...

Jubileu Diocesano
Atualidade

“Todos, todos, todos” têm sido poucos 

Tiveram lugar no Convento dos Capuchos, na Caparica, em Almada as jornadas «Territórios, Fé e Futuro: História e Património da Diocese de Setúbal:...