Amêijoa japonesa com limite em Setúbal

Amêijoa japonesa com limite em Setúbal

Foi fixado em 20kg o peso máximo, diário, que um apanhador poderá recolher de amêijoa japonesa, no rio Sado. Este limite diário, por apanhador, foi fixado devido à estrutura etária e “reduzida abundância” dos bivalves, segundo um despacho da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

No Despacho n.º 26/DG/2024 de 8 de Agosto, pode ler-se: “Em águas interiores marítimas e não marítimas do rio Sado, bem como nos respetivos leitos e margens pertencentes ao domínio público hídrico, sob jurisdição da capitania do Porto de Setúbal, o limite máximo de captura e comercialização de amêijoa japonesa por dia e apanhador devidamente licenciado é de 20kg”.

A amêijoa-japonesa – Ruditapes philippinarum, possui um tamanho mínimo de referência de conservação de cerca de 4cm e pode ser capturada em águas oceânicas com ganchorra e possui agora limites diários de captura fixados. Este limite foi definido tendo em conta a “reduzida abundância” e a estrutura etária da amêijoa japonesa do estuário do Sado.

O Instituto Português e do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha emitido um parecer para que fosse estabelecido um limite máximo de capturas diárias. Um diploma publicado em Diário da República no dia 24 de julho estabeleceu o regime jurídico de apanha dos animais marinhos e de licenciamento da pesca apeada. 

Sem prejuízo de limites máximos diários fixados de apanha de várias espécies de bivalves, crustáceos e poliquetas, pela pesca profissional, tendo em vista a promoção da gestão sustentável destes recursos e também a harmonização com legislação europeia.

Contudo, a portaria em causa prevê a possibilidade de serem estabelecidos máximos de captura por apanhador, através de um despacho do diretor-geral da DGRM. O despacho, publicado no dia 8 de Agosto, entrou em vigor na passada sexta-feira.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Comunidade Intermunicipal
Atualidade

Câmara de Palmela aprova a Comunidade Intermunicipal da Península de Setúbal

A constituição da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Península de Setúbal representa um marco significativo para a região, refletindo a união de esforços de...

carris
Atualidade

Novos Horários de Transporte para as Praias da Arrábida a Partir de Março

A Carris Metropolitana implementou, desde 1 de março, uma nova oferta de horários para os autocarros que servem as praias da Arrábida, em...

Diretor do CLIT
Atualidade

Diretor do CLIT Setúbal integra júri de festival em Itália

O cinema é uma forma de arte que transcende fronteiras e conecta culturas. Recentemente, o diretor do festival CLIT – Cinema em Locais...