A organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) , Brigada do Mar, constituída em 2009, e que funciona na base de voluntariado, anunciou a recolha cerca de uma centena de bidões de plástico, quase exclusivamente de armazenamento de combustível, e que se suspeita terem sido utilizados em ações de tráfico de substâncias ilícitas.
Estes bidões foram recolhidos durante uma ação de recolha de lixo marinho realizada já este mês, com uma duração de quatro dias, nas zonas de Tróia e Sines. A ação de descontaminação de lixo marinho contou, segundo a Brigada do Mar, com “12 voluntários, apoiados por duas Moto 4 e atrelados”.
“Os resíduos retirados do areal – numa estimativa de quatro toneladas – estão a ser concentrados em pontos de recolha para serem encaminhados pelas autoridades municipais para o circuito de tratamento e reciclagem”, adiantou a associação em comunicado.
Esta iniciativa insere-se no Programa Panthalassa, da Brigada do Mar, que até Junho deste ano prevê efectuar “a descontaminação de 350 quilómetros da orla costeira do território continental”.
O programa Panthalassa é o mais recente e ambicioso projeto da Brigada do Mar, incidindo a sua acção em 350 quilómetros de areais (dos 943 quilómetros de costa), entre Viana do Castelo e Monte Gordo. Além do registo da quantidade de lixo e da sua tipologia, a operação Panthalassa recolhe dados referentes a animais mortos como golfinhos, tartarugas, aves.
Estas informações serão partilhadas com Instituições e Organizações que trabalham na área ambiental e da sustentabilidade, como por exemplo o IPMA, SPEA, Rede de Arrojamentos.
Os resíduos recolhidos são encaminhados para os circuitos de tratamento, reciclagem, reutilização, aproveitamento de materiais para indústria como também para a criação de instalações artísticas e exposições.
Panthalassa é um projeto ambicioso da Brigada do Mar para a redução do lixo marinho através da descontaminação em grande escala, sensibilização, esforço e união de todos os que protegem o Oceano. E que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e da UNESCO.
Desde a sua criação, a Brigada do Mar já limpou em Portugal “mais de 1 700 quilómetros lineares de costa, retirou mais de 860 toneladas de lixo dos areais, com “a colaboração de mais de mais de 6 200 voluntários, em mais de 450 dias efetivos de iniciativas de limpeza e sensibilização”.