Chega destrona PS em Setúbal: seis deputados e viragem histórica no distrito

Pela primeira vez desde 1995, o Partido Socialista deixou de liderar o círculo de Setúbal. Nas legislativas de domingo, o Chega conquistou 26,4 % dos votos e garantiu seis deputados, relegando o PS para segundo lugar, com 25 %. O Bloco de Esquerda perdeu o único lugar que mantinha, enquanto a AD, a CDU, o Livre e a Iniciativa Liberal preservaram as suas posições — ainda que com dinâmicas bem diferentes.

Chega consolida ascensão meteórica

Após saltar de 9,2 % em 2022 para 20,3 % em 2024, o Chega voltou a crescer e tornou-se a força mais votada no distrito (26,38 %). Rita Matias repetiu a cabeça de lista e entra agora no Parlamento com mais cinco colegas: Patrícia Carvalho, Nuno Gabriel, Daniel Teixeira, Cláudia Estevão e Ricardo Reis.

Socialistas em queda livre

O PS viu a sua quota descer de 31,27 % para 24,97 %, perdendo dois dos sete mandatos de 2024. António Mendonça Mendes, Eurídice Pereira, André Pinotes Batista, Margarida Afonso e Carlos Pereira seguraram os cinco lugares restantes.

BE sem representação

A quebra do Bloco foi a mais dramática: passou de 6 % para 2,66 % e ficou sem deputada. Joana Mortágua, eleita desde 2015, não regressará ao Parlamento por Setúbal.

AD avança, mas permanece em terceiro

Já sem o PPM, a coligação PSD/CDS subiu para 21,01 % e aumentou de quatro para cinco deputados (Maria Teresa Morais, Paulo Ribeiro, Bruno Vitorino, Sónia dos Reis e António Pedro Roque), continuando porém atrás do Chega e do PS.

Pequenos partidos estabilizam

  • CDU: ligeira descida (7,12 %) mas mantém Paula Santos.
  • Livre: cresce para 5,84 % e consolida Paulo Muacho.
  • IL: sobe para 5,51 % e confirma Joana Cordeiro.

Mapa concelhio pinta-se de cinzento-azul

O Chega venceu em sete dos 13 concelhos — Seixal, Moita, Montijo, Palmela, Sesimbra, Setúbal e Sines — todos eles socialistas há um ano. Alcochete passou para a AD, enquanto Barreiro, Almada, Grândola, Santiago do Cacém e Alcácer do Sal permaneceram leais ao PS ou à CDU.


Deputados eleitos por Setúbal

PartidoDeputados
ChegaRita Matias, Patrícia Carvalho, Nuno Gabriel, Daniel Teixeira, Cláudia Estevão, Ricardo Reis
PSAntónio Mendonça Mendes, Eurídice Pereira, André Pinotes Batista, Margarida Afonso, Carlos Pereira
ADMaria Teresa Morais, Paulo Ribeiro, Bruno Vitorino, Sónia dos Reis, António Pedro Roque
CDUPaula Santos
LivrePaulo Muacho
ILJoana Cordeiro

Com esta reconfiguração, o distrito de Setúbal confirma-se como palco central da mudança no panorama político nacional.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Rita Matias
Atualidade

Quem é Rita Matias?

Ao sermos novamente chamados a exercer o nosso direito de voto mas também a responder ao dever que lhe corresponde, apresentamos-lhe os cabeças...

Joana Mortágua
Atualidade

Quem é Joana Mortágua?

Ao sermos novamente chamados a exercer o nosso direito de voto mas também a responder ao dever que lhe corresponde, apresentamos-lhe os cabeças...

Joana Cordeiro
Atualidade

Quem é Joana Cordeiro?

Ao sermos novamente chamados a exercer o nosso direito de voto mas também a responder ao dever que lhe corresponde, apresentamos-lhe os cabeças...