Cidade Desportiva de Setúbal avança com cedência de 17,5 hectares pelo BCP

O futuro da prática desportiva e do ordenamento urbano em Setúbal acaba de ganhar um novo marco. No dia 16 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi assinado o protocolo que garante ao município a cedência de 17,5 hectares de terrenos no Vale da Rosa pelo Banco Comercial Português (BCP). O acordo, aprovado por unanimidade em reunião pública da Câmara a 3 de setembro, estabelece as bases para a criação da tão aguardada Cidade Desportiva de Setúbal.

O documento foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins, e pelos responsáveis da direção de crédito especializado e imobiliário e da área de ativos imobiliários do BCP, Pedro Vilas Boas e José Vaz, respetivamente. Este passo representa não apenas a expansão da oferta de infraestruturas desportivas, mas também uma transformação estratégica do território, enquadrada no novo Plano Diretor Municipal (PDM).

Uma centralidade desportiva e urbana

O Vale da Rosa, onde já se encontra instalado o Complexo Municipal de Atletismo, foi identificado no PDM como uma das zonas estratégicas para o desenvolvimento de equipamentos coletivos. Inserida na Sub-Unidade Operativa de Planeamento e Gestão 16.24 – Cidade Desportiva, a área passará a integrar um conjunto alargado de infraestruturas desportivas, potenciando uma centralidade com capacidade de polarização regional.

De acordo com a autarquia, o protocolo tem como finalidade regular a cedência antecipada dos terrenos, permitindo que o município possa planear e construir novos equipamentos desportivos que complementem a oferta já existente. A cedência definitiva será concretizada no âmbito de uma futura operação urbanística, a aprovar para o local, que materializará o modelo de ocupação definido no novo PDM.

Mais desporto, mais habitação

A proposta aprovada pela Câmara sublinha que este protocolo se insere na estratégia de ordenamento do território e urbanismo do concelho. “Este protocolo tem, assim, como objetivo fundamental concretizar a política de ordenamento do território e de urbanismo do Município, plasmada nos instrumentos de gestão territoriais aplicáveis, mormente o novo PDM, promovendo, desta forma, mais desporto e mais habitação no concelho”, lê-se no documento.

O projeto da Cidade Desportiva não se limita, portanto, ao reforço da prática desportiva. Pretende igualmente articular-se com a Estratégia Local de Habitação de Setúbal 2020-2030 (ELH), criando condições para a instalação de novas habitações e serviços, com o objetivo de atrair residentes e atividades económicas qualificadas. Esta aposta contribuirá para substituir zonas industriais obsoletas por áreas multifuncionais, modernas e integradas.

Desporto como motor de desenvolvimento

O preâmbulo do protocolo destaca o papel central que o desporto tem vindo a desempenhar na afirmação da cidade. “A zona do Vale da Rosa posiciona-se como uma área de referência para o desenvolvimento de um projeto capaz de gerar sinergias entre o desporto e a habitação”, sublinha o texto.

Este caminho não é novo. Em 2016, Setúbal foi Cidade Europeia do Desporto, um reconhecimento que serviu de catalisador para reforçar a aposta em políticas locais de promoção da atividade física. Desde então, têm sido dados passos consistentes no sentido de consolidar a imagem da cidade como polo desportivo de referência nacional e internacional.

O projeto da Cidade Desportiva vem aprofundar esta linha estratégica, criando condições para acolher grandes eventos desportivos, mas também para democratizar o acesso ao desporto, disponibilizando espaços modernos e adequados para clubes, associações e munícipes em geral.

Impacto social e económico

Além do desporto e da habitação, a futura Cidade Desportiva terá impacto na dinâmica social e económica da região. A nova centralidade vai contribuir para atrair investimentos, potenciar o turismo ligado ao desporto e criar oportunidades de emprego, tanto na fase de construção como na de exploração das infraestruturas.

Ao mesmo tempo, a aposta em equipamentos diversificados reforça a coesão territorial e responde às necessidades da população, desde a infância até à terceira idade, promovendo estilos de vida mais ativos e saudáveis.

Um futuro sustentável para Setúbal

O protocolo assinado entre a Câmara Municipal e o BCP simboliza uma visão de futuro para Setúbal, em que o desporto é entendido como pilar de desenvolvimento sustentável, em articulação com a habitação, a cultura e a economia.

“Estes aspetos afiguram-se determinantes para o aumento da capacidade de captação de residentes e atividades económicas qualificadas, em substituição da manutenção de zonas industriais obsoletas”, refere o documento. O texto sublinha ainda que o protocolo “contém soluções concretas para o desenvolvimento do local, em conformidade com as diretrizes acima expendidas”.

Um passo decisivo

Com este acordo, a autarquia dá um passo decisivo na concretização de uma das suas grandes ambições estratégicas. A Cidade Desportiva promete transformar o Vale da Rosa num espaço moderno, dinâmico e multifuncional, onde o desporto, a habitação e a qualidade de vida se entrelaçam, projetando Setúbal como cidade de futuro.

O desafio agora passa pela definição do modelo urbanístico e pela mobilização de investimentos que permitam tornar realidade uma infraestrutura chamada a marcar a vida do concelho nas próximas décadas.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Prémios Património Ibérico
Atualidade

Setúbal finalista dos Prémios Património Ibérico 2025 com projeto pioneiro de acessibilidade nos museus

Setúbal volta a destacar-se no panorama cultural ibérico. O projeto “Acessibilidade na Rede de Museus Municipais de Setúbal” foi selecionado como finalista dos...

autárquicas
Atualidade

Autárquicas 2025: definhamento, regressos, mudanças e passos maior que as pernas.

A “cintura vermelha” da margem sul é, a cada acto eleitoral autárquico, uma memória política. As décimas quartas eleições autárquicas da Democracia, ditaram...

Procuras emprego? O IDSET JOB SUMMIT é para ti e a entrada é gratuita
Atualidade

Procuras emprego? O IDSET JOB SUMMIT é para ti e a entrada é gratuita

Setúbal vai ser palco, nos dias 23 e 24 de outubro, da primeira edição da IDSET Job Summit, uma iniciativa que combina reflexão...