Foi consignada, pela Infraestruturas de Portugal (IP), a empreitada destinada a duplicar as faixas num troço do Itinerário Principal 8 (IP8) que liga Sines à Autoestrada do Sul (A2) no distrito de Setúbal. O objetivo da intervenção é melhorar as condições de circulação e segurança no IP8 entre Relvas Verdes e o Roncão, através da duplicação do existente para um perfil de 2×2, melhorando assim as acessibilidades ao Porto de Sines.
Em comunicado o presidente da câmara municipal de Sines (CMS), Nuno Mascarenhas, afirmou que “o desenvolvimento do Porto de Sines, a procura que temos registado de investimentos industriais, alguns dos quais já em fase de concretização e outros em fase adiantada de preparação, impõem uma ligação rodoviária de maior qualidade do que aquela que temos atualmente. O tráfego no IC 33 tem aumentado significativamente e, com tudo o que está a acontecer no território, é expectável que continue a aumentar nos próximos anos. Não é apenas uma questão de qualificação da estrada, é uma questão de segurança rodoviária da maior importância.”
Uma obra que visa terminar com a inexistência flagrante de uma ligação do maior porto do país e da maior área de localização industrial do país à rede nacional de auto-estradas. “Será posto fim a um constrangimento muito grande para a economia, para os residentes e para a competitividade das empresas, nomeadamente daquelas que dependem da logística para operar”, concluiu o presidente da edilidade.
É apenas uma das duas fases que permitirão a ligação da A26 ao nó de Grândola Norte da A2.
O estudo de impacto ambiental do troço entre Roncão e a A2 deverá prosseguir o mais rapidamente possível, bem como o projeto.
No troço entre o Nó de Relvas Verdes e o Nó do Roncão, o traçado irá aproveitar as terraplanagens efetuadas pela Subconcessão do Baixo Alentejo, compatibilizando o traçado das ligações existentes.
Esta obra tem previsto um prazo de execução de 540 dias, representando a empreitada um investimento de cerca de 45 milhões de euros (44.912.900,05 €).