Entrevista fundadores Atelier Posto 9

O Atelier Posto 9 tem um novo projeto no Barreiro – Apartamentos ARBA – que consiste na reabilitação de um prédio degradado na zona ribeirinha do Barreiro. Este projeto tem como objectivo dinamizar o centro histórico da cidade e vai certamente contribuir para a revitalização de toda a área envolvente. Sendo assim, fomos falar com os fundadores do Atelier Posto 9, Joana Castanheira e André Ferreira, sobre o projeto.

1. Como nasceu o Atelier Posto 9?

Podemos dizer que o Posto 9 nasceu a partir do atelier do Arquiteto Raúl Hestnes Ferreira, uma vez que foi lá que nos conhecemos e que depois de 4 anos de trabalho em conjunto começámos a desenvolver os nossos próprios projetos, formalizando em 2004 a empresa Posto 9 arquitetos (designação que surgiu na sequência de um projeto que tínhamos então em curso no Rio de Janeiro).

2. Quais são os princípios que vos norteiam?

Quer na reabilitação, quer na construção nova, e seja qual for o programa funcional, procuramos sempre introduzir uma atenção ao detalhe de modo a potenciar a singularidade dos espaços, que se traduz em ambientes mais acolhedores e focados no bem estar do utilizador.

Procuramos também ter sempre um espírito crítico em relação às barreiras urbanísticas, legislativas, infraestruturais, etc; dá-nos mais trabalho mas é compensador, porque  normalmente se traduz em mais valor (mais área ou melhor aproveitamento dos espaços).

3. Que projetos passados gostariam de destacar?

As duas principais obras que concluímos recentemente foram um conjunto habitacional no Largo do Terreiro do Trigo, em Alfama (reabilitação de dois edifícios pré-pombalinos) e as novas instalações do Instituto Superior de Gestão (transformação dos interiores de um edifício de escritórios).

Podemos também referir uma obra anterior – o edifício da antiga casa da moeda, no cais do Sodré – que passou duas vezes pelo Posto 9:

  1. em 2007, para albergar o Instituto Superior de Ciências da Administração
  2. em 2020, para servir as instalações da British School of Lisbon

4. Agora têm o projeto no Barreiro, Apartamentos ARBA. Que ideias levaram para essa obra?

Neste projeto procurámos introduzir uma linguagem contemporânea e para um público mais jovem disponível para soluções menos usuais. A ideia foi tentar preservar ao máximo a compartimentação existente para minimizar o volume da obra, introduzindo planos de cor e detalhes decorativos que animem os espaços existentes.

5. Que guidelines tinham que seguir?

Desenvolver um projeto com volume de obra mínimo, mas com aumento das áreas dos compartimentos existentes e adaptados ao uso de habitação atual.

6. De que forma acreditam que vai revitalizar o centro histórico do Barreiro?

Dada a sua localização, na primeira linha da frente logo a seguir ao centro histórico do Barreiro, a reabilitação da fachada tão dominante nesta zona e a introdução de um projeto mais contemporâneo, contribui de forma significativa para a revitalização deste centro que se encontra tão degradado.

7. Têm mais projetos em mente na Margem Sul? Se sim, quais?

De momento os projetos que temos em mãos são essencialmente em Lisboa, Coruche, Benavente e Porto, mas, se surgirem oportunidades, temos todo o interesse em voltar a trabalhar na margem sul.

8. O que podemos esperar de vocês no futuro?

Continuar a evoluir como temos feito desde o início, com projetos na área educativa ou habitacional, tanto em obra nova como de reabilitação em centros históricos, programas com o quais nos sentimos totalmente confortáveis e que nos dão muito prazer desenvolver.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Carris Metropolitana Lança Novo Site
Atualidade

Carris Metropolitana Lança Novo Site com Horários e Número de Passageiros em Tempo Real

A Carris Metropolitana, responsável pelo transporte público na Área Metropolitana de Lisboa, acaba de lançar um site totalmente remodelado que promete revolucionar a...