ESTBarreiro/IPS uma história com futuro

ESTBarreiro/IPS uma história com futuro

Criada no âmbito de uma estratégia nacional de descentralização do Ensino Superior, a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS), surge da colaboração entre o Instituto Politécnico de Setúbal, o município e o tecido industrial da região. 

O seu papel tem sido crescente e determinante para o crescimento académico e económico do concelho, garantindo a continuidade da tradição industrial do Barreiro e contribuindo para a formação de gerações de profissionais altamente qualificados. Também por esta importante razão, a ESTBarreiro/IPS, foi distinguida como “Rosto do Ano 2024” na categoria de Educação, uma homenagem atribuída pelo jornal barreirense “Rostos”.

Na base da decisão para a atribuição do prémio está o papel protagonizado por esta Escola em prol do Barreiro e da região, por se ter tornado uma referência nacional no Ensino Superior, pela sua proximidade com a comunidade e pela capacidade de manter uma energia inovadora ao longo deste quarto de século de existência. 

A nomeação para o prémio resultou de uma decisão colegial de um painel de jornalistas e personalidades ligadas à comunicação social, composto por António Oliveira, jornalista da Agência Lusa, Ana Lourenço Monteiro, ex-diretora do “Jornal do Barreiro”, e António Sousa Pereira, diretor do “Rostos”.

A distinção, já de si especial, surge num momento que não o é menos, pois a ESTBarreiro/IPS celebrou recentemente os seus primeiros 25 anos de existência. A história que se iniciou em 1999, no Bairro Operário da CUF, mais precisamente nas instalações que pertenciam à “Antiga Escola Primária da CUF”, significou para o Barreiro, o colmatar de insuficiências académicas em áreas técnicas e laborais que fazem parte da história da cidade e da região, como são o caso da formação em Engenharia Civil, Química e Biotecnologia.

O seu crescimento consolidou-se com a inauguração, em 2007, de um edifício próprio, cuja necessidade adveio do aumento da oferta formativa aliada à necessidade de qualificar o seu ensino e requalificar as suas atividades. A relevância arquitetónica deste edifício foi reconhecida pelo Prémio Internacional de Arquitetura 2009, atribuído pelo Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design.

Actualmente a ESTBarreiro/IPS tem como oferta educativa formações nas áreas das Engenharias e Tecnologias em Cursos pós-secundários, Licenciaturas, Mestrados, Pós-graduações e outras atividades de formação.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Passe Navegante
Atualidade

Passe Navegante mantém o preço em 2026 para todos os municípios do distrito de Setúbal

Normalmente, sempre que chega um novo ano, grande parte dos preços em vários setores da economia aumentam. Porém, se vive no distrito de...

Ana Moura
Cultura

Digressão de Ana Moura vai passar por Setúbal em janeiro

Apesar de o ano ainda não ter terminado, a agenda do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, já tem algumas propostas culturais para...

O Sexo e a Idade
Cultura

Comédia “O Sexo e a Idade” vai passar por Setúbal em fevereiro

Vasco (Jorge Mourato) faz anos e está a tentar sobreviver ao seu próprio aniversário. Escritor falhado, falido e recém‑abandonado pela mulher que ainda...