A História vai-se fazendo e o Convento de Jesus em Setúbal é prova disso.
Trata-se de um dos mais belos e emblemáticos monumentos de Setúbal, que fora encerrado em 1992. Seguiram-se longos anos de abandono e degradação até que a Câmara Municipal de Setúbal chamou a si a tarefa de o recuperar e devolver à cidade, aos setubalenses a todos aqueles que o desejem visitar.
A reabertura deste marco histórico e arquitetónico deu-se a 30 de Novembro deste ano, após um significativo investimento de 10 milhões de euros, suportados pelo programa POR Lisboa 2020, um programa multianual que visava reforçar a competitividade regional, integrando-a numa mais abrangente economia de conhecimento. As extensas obras entretanto realizadas dotaram o espaço com várias valências, transformando-o num espaço cultural multifuncional.
O projeto não recuperou apenas a estrutura do Convento de Jesus, incluindo a sua igreja e área envolvente, como também o musealizou integralmente, criando um circuito expositivo que otimiza a iluminação e o espaço, permitindo uma melhor apreciação do acervo.
É toda uma nova imagem para o Convento de Jesus que foi construído graças a um voto de Justa Rodrigues Pereira, ama do rei D. Manuel I, para recolher um grupo de freiras franciscanas, da Ordem de Santa Clara. O autor do projeto foi Boitaca, um dos arquitetos preferidos da Casa Real à época e um dos primeiros a trabalhar no Mosteiro dos Jerónimos.
As dependências conventuais estão ocupadas pelo Museu de Setúbal. Entre as obras presentes destacamos a coleção dos chamados Primitivos de Setúbal, pintores portugueses do séc. XVI, imprescindíveis para o conhecimento da história da pintura em Portugal.
Para além deste tesouro artístico e histórico, o Convento de Jesus e Museu de Setúbal, inclui novas áreas expositivas e um acervo com mais de 500 obras de arte. Entre os destaques do renovado museu está o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, uma das mais notáveis peças do Renascimento português. Esta obra-prima, que foi alvo de minuciosos processos de restauro e conservação, pode agora ser admirada a partir de dois pisos, oferecendo uma experiência única aos visitantes.
Neste período natalício que agora vivemos não podemos deixar de lhe endereçar o convite para visitar o Convento de Jesus que recebeu cerca de 2 mil visitantes em apenas duas semanas, reforçando o seu apelo cultural e histórico.
O Museu de Setúbal/Convento de Jesus funciona de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00, e aos domingos, das 14h00 às 18h00, encerrando às segundas-feiras e feriados.