Já há datas para o rastreio gratuito do cancro da mama em Almada

Cerca de nove mil novos casos de cancro da mama são diagnosticados anualmente em Portugal, representando 11,6% de todos os diagnósticos de cancro no País. Mais de duas mil mulheres morrem anualmente devido a esta doença, sendo a principal causa de morte por cancro no sexo feminino em Portugal. No entanto, caso a doença seja detetada numa fase inicial, este cenário pode tornar-se mais animador.

Com o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce, a Liga Portuguesa Contra o Cancro-Núcleo Regional do Sul, em parceria com o SNS, revelou que o rastreio gratuito do cancro da mama no município de Almada irá continuar em 2026.

O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 45 e os 74 anos, sendo que cada mulher deverá realizá-lo de dois em dois anos.

O rastreio estará disponível na Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro até 9 de abril de 2026, nos seguintes períodos/locais:

2 a 15 de janeiro

Monte de Caparica (Junto ao Mercado – Rua Lino Lima);

19 a 26 de janeiro

Costa de Caparica (Junto à Praça da Liberdade);

28 de janeiro a 20 de fevereiro

Charneca de Caparica (Junto à Junta de Freguesia);

24 de fevereiro a 9 de abril

Almada (Junto à Praça S. João Batista – próximo da Biblioteca Municipal).

As unidades móveis de rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro contam com equipamentos digitais modernos, que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico e uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama pronta para a receber. Para saber mais informações sobre o processo de rastreio, pode consultar o site da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Passe Navegante
Atualidade

Passe Navegante mantém o preço em 2026 para todos os municípios do distrito de Setúbal

Normalmente, sempre que chega um novo ano, grande parte dos preços em vários setores da economia aumentam. Porém, se vive no distrito de...