“Mãe Sol” encerra portas até Fevereiro

“Mãe Sol” encerra portas até Fevereiro

O Centro de Apoio à Vida “Mãe Sol”, que acolhe jovens mães solteiras, grávidas ou com filhos menores, criado em 2001 âmbito do Projecto de Luta Contra a Pobreza, vai encerrar até 19 de Fevereiro. 

Segundo o provedor, a Misericórdia de Sines “não tem condições de continuar a desempenhar estas funções do Estado”, dado que as dificuldades financeiras que a instituição enfrenta não são pontuais mas recorrentes, ano após ano. Desta forma, a decisão foi tomada nos últimos meses de 2023 e será cumprida durante o primeiro trimestre de 2024, tendo sido assegurada a colocação de todos os trabalhadores do centro noutras serviços.

Data de Outubro de 2001 a inauguração deste centro, que tem capacidade para acolher sete mães e sete crianças e que, neste momento, alberga três mães que precisarão de ser colocadas noutro espaço, no curto prazo. A actividade do centro “ Mãe Sol” iniciou-se em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, num apartamento cedido pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Cerca de quinze anos depois, em 2016, o centro passou a funcionar num edifício desactivado da instituição em Sines. Objecto de obras de reabilitação, no valor de 90 mil euros, passou a disponibilizar quartos individuais e mais divisões. 

A área operacional do centro “ Mãe Sol” compreende, preferencialmente a zona sul, nomeadamente os concelhos de Sines, Santiago do Cacém, Alcácer do Sal e Grândola, no litoral alentejano, embora actue a nível distrital, podendo, caso haja vaga, responder a outras solicitações de âmbito nacional. 

A sua razão de ser prende-se com a necessidade de proporcionar abrigo e todos os cuidados necessários às jovens mães, vítimas de maus-tratos, abandono, sem alojamento, desempregadas e sem apoio familiar, bem como proporcionar às utentes todas condições que favoreçam o normal desenvolvimento da gravidez, não esquecendo a aquisição de competências pessoais, maternais, profissionais, escolares e sociais.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Praia do Pego
Atualidade

Foi reaberta a estrada para a Praia do Pego em Grândola

A Praia do Pego, localizada na deslumbrante costa alentejana, é um dos destinos mais procurados por turistas e locais. No entanto, nos últimos...

transporte gratuito para as praias
Atualidade

O seu carro não precisa de Sol em Sines

A partir de 1 de julho e até ao final de agosto de 2025, Sines vai contar novamente com um serviço de transporte...

Ministra do Ambiente
Atualidade

Ministra do Ambiente anuncia inspeção aos acessos às praias de Grândola

A recente declaração da Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, trouxe à tona um tema de grande relevância para a população e...