Mais Rumo no Barreiro

Mais Rumo no Barreiro

A Rumo, Cooperativa de Solidariedade Social, que desde 1981 promove a inclusão educativa, profissional e comunitária de pessoas em situação de desvantagem, vai ter uma nova Creche e um Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) em Santo António da Charneca.

Estas novas valências passarão a estar sediadas no espaço anteriormente ocupado pela instituição “Os Reguilas”, na Cidade Sol. Com este aumento, a Rumo, poderá dar resposta a “60 crianças”, na valência de Creche, e a “50 utentes com deficiência”, no âmbito do CACI.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), desempenha um papel essencial no concelho do Barreiro, ao financiar com cerca de 1 milhão e 217 mil euros o lançamento da empreitada.

Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro (CMB), destacou em declarações à CMB, o apoio da Câmara e o apoio muito importante da Segurança Social e de uma série de outras entidades para que esta obra se tornasse realidade. O edil sublinhou o impacto social que as novas valências da Rumo terão na Cidade Sol em Santo António.

Nos seus 43 anos de existência, a Rumo tem por objetivo fundamental a solidariedade social e o desenvolvimento de atividades de apoio em diferentes domínios de intervenção a pessoas em situação de desvantagem, visando a defesa dos direitos individuais, designadamente no quadro da promoção do direito à igualdade de oportunidades e à inclusão escolar, profissional e comunitária.

Possui três áreas nucleares de intervenção que englobam a Formação, Emprego e Empreendedorismo; Intervenções Territoriais e as Respostas Sociais. Na primeira destas áreas o foco reside na capacitação formativa e profissional tanto de indivíduos como de grupos.

A segunda incide na participação em redes sociais de intercooperação entre entidades públicas e privadas e a intervenção comunitária, com vista à promoção da inclusão e mudança de práticas ou situações de exclusão social.

As respostas sociais visam a defesa e proteção de crianças e jovens em risco; a educação de infância; a potencialização das capacidades das pessoas com deficiência e/ou incapacidade e a sua inserção comunitária e o atendimento e acompanhamento personalizado de indivíduos e famílias em situação de desvantagem com vista à sua progressiva inserção social, laboral e comunitária.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Passe Navegante
Atualidade

Passe Navegante mantém o preço em 2026 para todos os municípios do distrito de Setúbal

Normalmente, sempre que chega um novo ano, grande parte dos preços em vários setores da economia aumentam. Porém, se vive no distrito de...