Marina de Setúbal: 15 andares de polémica

Marina de Setúbal: 15 andares de polémica

“Barreira arquitectónica”. É desta forma classificado um edifício, de 15 pisos, previsto no projecto da futura marina de Setúbal. A consulta pública sobre a Proposta da Definição de Âmbito (PDA) do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para a futura marina de Setúbal, está a suscitar polémica, com a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) e o PS Setúbal na primeira linha da contestação.

O imóvel, destinado a um hotel, ficará na zona central da marina, junto ao rio, no local onde está hoje o Clube Naval Setubalense, e, para a LASA, é necessário reduzir a cércea desse edifício. “A altura projectada para esse imóvel, 15 pisos, cria uma barreira permanente entre a cidade e o rio, não respeitando o perfil urbano ideal, escalonado da serra [da Arrábida] para a Baía (clube das mais belas baías do mundo), não assegurando a democratização do direito à fruição da paisagem e estabelecendo um corte abrupto e definitivo com a escala do Centro Histórico, suas referências culturais e urbanas no perfil da imagem da cidade”, refere o parecer da LASA sobre o projecto. 

A associação, que tem estatuto de interesse público e de organização não governamental de ambiente (ONGA), recorda que “a Avenida Luísa Todi conta, infelizmente, com dois casos disruptivos até hoje impossíveis de integrar física e afectivamente na cidade”, referindo-se a dois prédios mais antigos que, pelas suas dimensões, se destacam na paisagem urbana.

A necessidade de requalificação da frente ribeirinha de Setúbal, é premente mas advoga a existência de “pressupostos distintos dos apresentados” e sublinhando que o empreendimento ficará localizado na zona de dois edifícios classificados: o Baluarte do Livramento, da linha de muralhas do Século XVII, e edifício da Segurança Social – numa zona “da mais elevada relevância histórica, urbanística, paisagística, identitária, e económica da cidade”, pelo que as “intervenções levadas a cabo neste espaço deverão ser cuidadosamente ponderadas pelos setubalenses.

No caso da LASA, as preocupações estendem-se a ainda a outros aspectos, além da altura do hotel.  A somar a estas questões a LASA não está também convencida nem quanto à localização nem à dimensão da marina.

No seu entender, “os pressupostos constantes dos objectivos do projecto ‘promoção de uma maior e melhor relação entre a cidade e o rio’ carecem de fundamentos”, conclui o parecer da associação.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
JOSÉ MOURINHO
Atualidade

Special One Wine: José Mourinho lança vinho da região do Douro (sim, leu bem)

O anúncio de que o treinador de futebol setubalense iria lançar um vinho foi feito em janeiro deste ano, altura em que o...

International Ocean Film Tour
Atualidade

International Ocean Film Tour passa por Setúbal esta quinta-feira

O International Ocean Film Tour, um dos mais importantes festivais europeus de cinema dedicados ao oceano, regressa ao Auditório Municipal — Cinema Charlot,...

Prémios Património Ibérico
Atualidade

Setúbal finalista dos Prémios Património Ibérico 2025 com projeto pioneiro de acessibilidade nos museus

Setúbal volta a destacar-se no panorama cultural ibérico. O projeto “Acessibilidade na Rede de Museus Municipais de Setúbal” foi selecionado como finalista dos...