A reabilitação e melhoria energética do complexo desportivo José Afonso em Grândola já se iniciou e pretende ser um rejuvenescimento importante deste pólo grandolense. A obra, com um custo total de 1.388.997,21€, terá duas fases: a primeira estará concentrada na zona da entrada e no pavilhão; a segunda, na zona da piscina, cujo início terá lugar aquando da conclusão da 1ª fase.
Em termos de obra, os trabalhos no pavilhão irão compreender a reabilitação de toda a cobertura, devido a condensações provocadas pela sobreposição de diferentes painéis de revestimento. Para além disto, será executada a correção dos pendentes das caleiras de drenagem bem como a sua impermeabilização.
A substituição do atual sistema de iluminação, ainda de halogénio, por iluminação LED com respetiva gestão técnica e por fases.
A rede de abastecimento de água será completada com a colocação de um termoacumulador apoiado por um sistema de painéis solares, que permitirão maior poupança e uso mais racional deste recurso.
Será aplicado um revestimento cerâmico nas paredes dos corredores e dos balneários, para além da colocação de um novo piso liso e antiderrapante em toda a área de circulação e balneários que serão dotados de novas portas e bancos e grelhas de ventilação.
Durante a a primeira fase da obra, tanto a piscina municipal como o ginásio de musculação e o espaço jovem. O acesso a qualquer um dos 3 espaços far-se-á pela rampa de acesso ao piso -1 do Complexo.
A empreitada, já iniciada, irá permitir reduzir tanto o consumo de energia como proporcionar mais e melhores condições de segurança, salubridade e higiene, conforto térmico e acústico.
Recordamos que este importante equipamento desportivo, que recebe diariamente centenas de utilizadores, está ao serviço da população grandolense, e não só, há mais de três décadas: a piscina está em funcionamento há 32 anos e o pavilhão há 26 anos.