Palmela em visita oficial

Palmela em visita oficial

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, deslocou-se a Palmela no dia 4 de junho, no âmbito de uma visita oficial a Portugal. Esta visita fez parte do programa da Terceira Presidência na Diáspora, a decorrer em Portugal entre 1 e 6 de junho, depois de já ter passado pelos Estados Unidos da América e por São Tomé e Príncipe.

José Maria Neves foi o primeiro dignitário estrangeiro a ser recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Palmela, depois das recentes obras de requalificação e restauro do edifício histórico, tendo assinado o Livro de Honra do Concelho de Palmela e brindado com um Moscatel de Honra e Fogaças de Palmela. Seguiu-se uma visita ao Castelo e almoço para a comitiva, que integrou um conjunto de altos quadros da República de Cabo-Verde.

Depois de um primeiro contacto em Cabo Verde, o Chefe de Estado cabo-verdiano assumiu o compromisso de conhecer Palmela, sublinhando a partilha de valores e cumplicidade e as excelentes relações de amizade entre os dois territórios, que têm sido de grande importância para o desenvolvimento local. Quando Cabo Verde comemora 50 anos de independência, José Maria Neves aproveitou para destacar o papel essencial de Portugal e, em particular, do Poder Local Democrático, na construção do seu país, que continua a receber um apoio inestimável dos municípios portugueses.


O edil palmelense, Álvaro Balseiro Amaro, reafirmou a disponibilidade do município para continuar a trabalhar em projetos e iniciativas suscitadas pelas cidades geminadas, num relacionamento “que cria valor e não gera dependência” e que já ultrapassou os vinte e cinco anos de existência.

Foram recordados os principais eixos de trabalho dinamizados em sede do Plano Estratégico de Cooperação para o Desenvolvimento. Em destaque, a reabilitação urbana, proteção civil, transição energética, saúde e educação. 

Por último mas não menos importante uma referência, à ação de formação de pintura em cerâmica, realizada em 2024, por formadores municipais e da ADREPAL – Espaço Fortuna, Artes e Ofícios, que pretendeu aumentar os níveis de capacitação e empregabilidade da população e gerar novas dinâmicas locais, nas áreas do artesanato, criação artística e turismo.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Galardões
Atualidade

Palmela Distinguida com Galardões de Excelência e Inovação Autárquica no Envelhecimento

O Município de Palmela recebeu, no dia 17 de junho, dois importantes reconhecimentos no evento “Galardões de Excelência e Inovação das Autarquias” no...

motorpor
Atualidade

Motorpor reforça operação no Distrito de Setúbal

A Motorpor, um dos principais grupos do setor automotivo em Portugal, está prestes a expandir a sua presença no distrito de Setúbal. A...

PME de Setúbal
Atualidade

O Crescimento das PME no Distrito de Setúbal: Um Olhar sobre 2024

O Distrito de Setúbal tem-se destacado no cenário empresarial português, especialmente no que diz respeito ao aumento do número de Pequenas e Médias...