Palmela integra a Rede de Cidades e Vilas que Caminham

Palmela integra a Rede de Cidades e Vilas que Caminham

Palmela agora faz parte da Rede de Cidades e Vilas que Caminham. Esta iniciativa conta com a participação de mais de 40 municípios em todo o país, com o objetivo comum de promover a mobilidade e o aproveitamento dos espaços públicos por todos. A adesão ao protocolo ocorreu no dia 4 de janeiro, no Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro, através da assinatura do Protocolo de Adesão entre o Município e o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), que elogiou a disponibilidade da Autarquia para trabalhar em parceria desde o início.

A Rede de Cidades e Vilas que Caminham

A Rede de Cidades e Vilas que Caminham é um projeto promovido pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM). Esta rede foi criada há cerca de um ano, a partir de um desafio lançado pelo ICVM pela Red de Ciudades que Caminan de Espanha, com o objetivo de criar uma estrutura semelhante em Portugal. As redes portuguesa e espanhola trabalham em conjunto, promovendo atividades em parceria.

Objetivos da Rede

A Rede de Cidades e Vilas que Caminham tem como principais objetivos:

  • Reforçar as condições de caminhabilidade nos municípios aderentes;
  • Melhorar a qualidade de vida urbana e os parâmetros de saúde pública;
  • Universalizar a utilização do espaço público para todas as pessoas;
  • Diminuir a emissão de gases poluentes;
  • Incrementar a intermodalidade;
  • Aumentar a segurança da circulação pedonal e viária, entre outros.

Benefícios da adesão

Ao integrar a Rede, o Município de Palmela compromete-se a promover ações que visam melhorar a caminhabilidade no concelho. Além disso, o município terá acesso a ações de formação técnica certificadas, ao “Seminário Permanente de Espaço Público” online, participação nos Congressos Nacionais das Cidades e Vilas que Caminham e nos Congressos Espanhóis da Red de Ciudades que Caminan. Também terá a possibilidade de concorrer ao Prémio Nacional das Cidades que Caminham e acesso a informações sobre programas de apoio nacionais e europeus para a promoção da caminhabilidade.

Compromisso com a mobilidade

O Presidente da Autarquia, Álvaro Balseiro Amaro, destacou que Palmela tem integrado todas as Redes criadas pelo ICVM. A autarquia tem-se empenhado em melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos. Algumas das intervenções já realizadas no município incluem a melhoria das acessibilidades na Praça da Independência, a requalificação do Largo da Mitra e o Parque Intermodal da Zona Sul, em Pinhal Novo, a criação de ciclovias em todo o concelho e a criação de percursos acessíveis no Castelo de Palmela.

Álvaro Balseiro Amaro ressaltou que a inclusão na Rede de Cidades e Vilas que Caminham é um compromisso para fazer ainda mais, com um planeamento técnico e execução primorosos. O Presidente adiantou que já está em concurso uma grande intervenção de reabilitação urbana em Poceirão e Águas de Moura, que contará com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Operação Integrada Local (OIL) Poceirão e Marateca.

Reconhecimento e parceria

O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade elogiou a disponibilidade da Autarquia de Palmela para trabalhar em parceria desde o início. A Presidente do ICVM, Paula Teles, agradeceu à Câmara Municipal por estar presente e confiar na associação. Além disso, o Coordenador da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, Pedro Ribeiro Silva, destacou a importância da participação de Palmela na rede e reconheceu que têm aprendido muito com o município.

A cerimónia de assinatura do Protocolo de Adesão encerrou com o hastear da bandeira da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, atribuída ao Município de Palmela.

A adesão de Palmela à Rede de Cidades e Vilas que Caminham é um importante passo para promover a mobilidade e a qualidade de vida no concelho. Ao fazer parte desta rede, o município terá acesso a formações e eventos relacionados ao tema, além de poder compartilhar experiências e boas práticas com outros municípios. A inclusão na rede é um reconhecimento do compromisso de Palmela em promover a caminhabilidade e melhorar as condições de circulação pedonal e viária.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Palmela cede terreno ao Grupo Motard Montanhão para construção de nova sede
Atualidade

Palmela cede terreno ao Grupo Motard Montanhão para construção de nova sede

O Grupo Motard Montanhão, uma das associações mais ativas da freguesia da Quinta do Anjo, está prestes a concretizar um sonho há muito...

Palmela entre os líderes nacionais no índice de desenvolvimento local
Atualidade

Palmela entre os líderes nacionais no índice de desenvolvimento local

O recente estudo do Barómetro do Desenvolvimento Local, realizado pelo Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do ISCTE, destacou Palmela como um...

Mobilidade em Palmela
Atualidade

Mobilidade para Todos: A Semana da Mobilidade em Palmela

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) é um evento anual que visa promover alternativas de transporte sustentável e consciencializar a população sobre a...