Palmela mais verde

Palmela mais verde

“Corredor Verde”. É este o nome do novo e ambicioso projecto de renaturalização levado a cabo pela Volkswagen Autoeuropa em parceria com a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. E de que se trata? Trata-se de num projeto de restauro do habitat característico da Península de Setúbal, feito através da plantação de cerca de 1.000 árvores e arbustos autóctones nas áreas contíguas à fábrica automóvel.

Esta ação de renaturalização pretende devolver à natureza uma área de 21.211 metros quadrados, povoando-a com 14 espécies autóctones de árvores e arbustos, nomeadamente, carvalho-cerquinho, loureiro, salva, urze-branca, alfavaca, folhado, pascoinhas ou esteva.

Para as entidades envolvidas, este projeto ambicioso representa um compromisso real com o meio ambiente, criando uma zona natural de elevado valor ecológico, contribuindo ativamente para a biodiversidade e a regeneração da paisagem local, como foi deixado claro pelo presidente da unidade automóvel, Thomas Hegel Gunther.

Para a presidente da Quercus Alexandra Azevedo, a importância do projeto, que seguiu as orientações do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), assenta na renaturalização, respeitando os critérios de gestão ecológica, ao mesmo tempo que aposta num modelo sustentável que protege o coberto arbustivo original, evitando impactos negativos na biodiversidade.

Esta iniciativa, executada por cerca de 125 trabalhadores da fábrica, não se esgota com a plantação. Nos próximos três anos, o “Corredor Verde” será monitorizado e replantado, sempre que for considerado necessário. 

Assim, a Volkswagen Autoeuropa reafirma o seu sério compromisso ambiental, promove um modelo de desenvolvimento sustentável, aliado da inovação, preservação ambiental e responsabilidade social.

Para além disto, está prevista a translocação de espécies arbustivas presentes numa área onde será construída uma nova nave industrial, evitando assim a sua eliminação. A evolução da biodiversidade será avaliada regularmente, através da observação de aves e insetos na zona intervencionada.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
animais foram abandonados
Atualidade

Mais de 2300 animais foram abandonados no Distrito de Setúbal em 2024

Todos os verões, milhares de animais de companhia são abandonados em Portugal, e a Margem Sul não escapa à tendência. Só em 2024,...

autoeuropa
Atualidade

Elétrico na Autoeuropa a partir de 2027 com apoio estatal de 30 milhões

A Volkswagen, através da sua unidade Autoeuropa em Palmela, está prestes a dar um passo significativo em direção à eletrificação e à sustentabilidade....