Pilha a pilha: educação ambiental em Setúbal

Tendo como objetivo o envolvimento das comunidades e a realização de projetos de sustentabilidade nas localidades de todo o país, sensibilizando-as para a missão de recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos em Portugal, a ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Baterias (RB) lançou a campanha ‘Junta na Freguesia’.

Para esse efeito, convidou as autarquias de Setúbal a participarem na iniciativa, que tem como objetivo consciencializar as populações locais para a importância do correcto encaminhamento deste tipo de equipamentos. Esta acção ambiental é coroada com vários prémios a serem distribuídos, sendo que existem prémios para a primeira freguesia que, a nível nacional, mais recolher, assim como para os vencedores regionais.

O objetivo destes galardões é o “desenvolvimento de um projecto comunitário no prazo de dois anos”, de forma a “promover e sensibilizar a educação ambiental na comunidade”, tal como se pode ler no comunicado da ERP Portugal.

A organização explica que este projeto tem também como finalidade “sensibilizar as comunidades para a importância do correto encaminhamento” de REEE e RB, e assim contribuir para o conforto dos cidadãos e aumentar a recolha e reciclagem deste tipo de resíduos, através da criação de pontos de recolha nas juntas de freguesia aderentes.

Trata-se de uma oportunidade soberana de formar e informar mais pessoas de como se pode reciclar os REEE, pilhas e baterias guardados e mostrar que podem ser vistas como aquilo que são: importantes matérias-primas.

Com este projeto pretende-se ir ao encontro do conceito ‘pense global, aja local’, incentivando a comunidade a fazer parte desta iniciativa. Para a participação neste concurso de recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos, basta aos futuros participantes, submeter a sua inscrição de candidatura e consultar o regulamento. Todas as Juntas de Freguesia de Setúbal se podem inscrever e participar.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Atlas Coletivo
Atualidade

Atlas Coletivo: Investigando o Território Criativo de Setúbal

O projeto “Atlas Coletivo – Inventário de uma Paisagem” surge como uma iniciativa inovadora que pretende explorar e reinterpretar a relação entre a...

O Vitória
Atualidade

O Vitória

O estatuto de histórico do desporto nacional, em particular no futebol, não é para qualquer um. Sendo o sétimo clube mais titulado do...

autora de Setúbal
Atualidade

Documentário com textos de autora de Setúbal vence o maior festival de cinema vegan do mundo

O documentário “Carne – A Pegada Insustentável” conquistou o título de Melhor Longa-Metragem no International Vegan Film Festival, um dos mais renomados festivais de cinema do...