O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi uma das 62 instituições distinguidas na cerimónia de entrega dos galardões Eco-Escolas do Ensino Superior e Eco-Campus 2025, que decorreu no Politécnico de Tomar, na passada sexta-feira, 5 de dezembro.
As cinco escolas do IPS receberam, pela sétima vez consecutiva, a Bandeira Verde Eco-Escolas, atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que reconhece um conjunto de boas práticas ambientais desenvolvidas ao longo do ano letivo 2024/2025, com o envolvimento da comunidade académica e local.
Reconhecido como um dos primeiros “eco-politécnicos” do País, o IPS renova igualmente o galardão EcoCampus, conquistado em 2022, que constitui um processo suplementar ao programa Eco-Escolas, ao promover a melhoria contínua da gestão ambiental dos seus campus, em Setúbal e no Barreiro.
No ano letivo considerado, destacaram-se como ações de relevo a continuidade da implementação de um pequeno bosque mediterrânico no seu campus de Setúbal, que surge como mais um contributo da instituição para o enriquecimento da biodiversidade local, as ações de limpeza de praias nos concelhos de Setúbal e do Barreiro, a II Semana da Sustentabilidade e as diversas conferências nacionais e internacionais em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
À margem destas iniciativas, o IPS, através do seu Conselho Eco-Escolas, continua a dar seguimento a várias ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outras, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, tanto do ponto de vista interno, no espaço-escola, como na comunidade envolvente.
Projeto inclusivo All aBoard criado por duas diplomadas do IPS também recebeu prémio internacional
No que toca a distinções, além do EcoCampus, o IPS viu igualmente o seu talento recolhido, através da atribuição de um galardão a um projeto de promoção da inclusão no desporto, criado por duas ex-alunas do IPS.
Ana Rita Santos e Filipa Bento, diplomadas do IPS e cofundadoras da associação All aBoard, venceram a 1.ª edição do E³UDRES² Award for Female Entrepreneurship, que reconhece e celebra mulheres empreendedoras europeias que estão a gerar impacto positivo nas suas comunidades e regiões.
A All aBoard é uma startup social incubada na IPStartUp – Incubadora de Ideias de Negócio do IPS, com um percurso que começou em 2021 com foco na prática de skate inclusivo e adaptado. O projeto foi, entretanto, crescendo e abraçando outras modalidades, como o atletismo e o futsal, e alargando o seu propósito para a prática desportiva em geral, ao criar condições para que pessoas com limitações físicas ou cognitivas possam experimentar estas modalidades de forma segura, livre e ajustada às suas necessidades específicas.
Ana Rita Santos, presidente da All aBoard, é licenciada em Animação e Intervenção Sociocultural pela ESE/IPS e foi reconhecida com o Prémio Carreira AlumniIPS 2023 pela sua intervenção, enquanto profissional, na área da inclusão pelo Desporto. Também diplomada da ESE/IPS, em Comunicação Social, Filipa Bento exerce as funções de vice-presidente da associação.
O E³UDRES² Award for Female Entrepreneurship é atribuído pela aliança universitária europeia E³UDRES², da qual o IPS é membro fundador, e dirige-se a empreendedoras de todos os seus nove parceiros, incluindo docentes, investigadoras, estudantes e profissionais de qualquer área de atuação.

