Pousada da Juventude de Almada reforça alojamento estudantil

Pousada da Juventude de Almada reforça alojamento estudantil

O ano letivo está aí à porta e com ele traz a preocupação de arranjar a casa para milhares de alunos que foram colocados em universidades longe de casa. As pousadas da juventude do país vêm reforçar o apoio a estes alunos e a Pousada da Juventude de Almada não é exceção.

O gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou que 19 Pousadas da Juventude irão reforçar em cerca de 9% o alojamento estudantil no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.

O valor dos quartos varia entre os 200€ e 300€ por pessoa. Os quartos podem ser duplos ou múltiplos e o valor da estadia inclui pequeno-almoço, wi-fi, limpeza diária, troca de roupa de cama e atoalhados semanalmente e o acesso à cozinha de alberguista. O valor do quarto pode descer ainda mais através do desconto do Cartão Jovem Europeu, de 10% para quartos duplos e 20% para quartos triplos, avança o gabinete do Secretário de Estado. Estudantes bolseiros podem também beneficiar de descontos nestes alojamentos. Esta é uma iniciativa enquadrada no programa Movijovem que integra o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior que tem como objetivo auxiliar os estudantes que ingressam no Ensino Superior a encontrar alojamento.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, garantiu recentemente que até ao final do ano de 2026, existirão mais 15 mil camas disponíveis para estudantes, graças a fundos provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.

As Pousadas da Juventude que estão integradas neste programa que aumenta o número de camas disponíveis para o alojamento de estudantes em Abrantes, Almada, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Lisboa (Centro e Parque das Nações), Oeiras, Ponte de Lima, Portimão, Porto, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Espera-se que a Pousada da Juventude de Almada venha a acolher principalmente alunos colocados na Nova FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia).

Os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior já são conhecidos. Foram colocados quase 50 mil alunos.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Comunidade Intermunicipal
Atualidade

Câmara de Palmela aprova a Comunidade Intermunicipal da Península de Setúbal

A constituição da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Península de Setúbal representa um marco significativo para a região, refletindo a união de esforços de...