Projeto para a Marina de Setúbal em período de consulta pública

Projeto para a Marina de Setúbal em período de consulta pública

Até dia 14 de Agosto decorre o período de consulta pública do projeto de construção de uma marina em Setúbal, que terá a sua localização no estuário do Sado, mais concretamente numa área que é actualmente ocupada pela Doca do Clube Naval Setubalense na frente ribeirinha e zona central da cidade.

O estudo prévio referido foi apresentado em 2022 pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) aos eleitos locais, como resultado de um grupo de trabalho que também envolve a Câmara Municipal de Setúbal (CMS). Trata-se de uma infraestrutura que terá capacidade para acolher 600 embarcações, incluindo “superiates” com 50 metros de comprimento.

Este projeto de construção insere-se numa zona que será sujeita a uma intervenção “mais abrangente” e que inclui a “regeneração urbana” da frente ribeirinha da cidade de Setúbal, entre as docas das Fontainhas e dos Pescadores e enquadrado em Plano de Pormenor (PP).

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) assegura que o que está projetado não se encontra em qualquer Área Protegida ou Sítio Classificado da Rede Natura o que, a verificar-se, impediria a sua edificação. 

O estudo prévio apresentado em 2022, resultante do grupo de trabalho formado por técnicos municipais e da APSS, criado há 10 anos, em 2014, já previa que a infraestrutura se concretize entre o edifício do Mercado de Segunda Venda, junto à Doca dos Pescadores e o edifício do Cais 3, junto da Doca das Fontainhas.

Estando também prevista a melhoria das condições de acolhimento de navios de cruzeiro de pequena dimensão, incluindo a implementação de uma gare de passageiros no edifício do Mercado de Segunda Venda, bem como a disponibilização de uma área exclusiva para a operação de embarcações marítimo-turísticas. Todo este projecto pode ser consultado, até dia 14 de Agosto, no Portal Participa.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Projeto CoastNet
Atualidade

Estuário do Sado vai ser monitorizado pelo Projeto CoastNet 2030

O Projeto CoastNet 2030 surge como uma iniciativa inovadora e essencial para a preservação e monitorização dos ecossistemas marinhos em Portugal, com foco especial no...

Pavilhão Desportivo
Atualidade

Novas Escolas e Pavilhão Desportivo em Azeitão: Um Marco para a Educação Local

A comunidade de Azeitão celebra um momento significativo com o anúncio da construção de novas instituições de ensino. O presidente da Câmara Municipal...

rendas almada
Atualidade

Rendas em Almada acima da mediana nacional

O mercado de arrendamento em Almada tem mostrado uma dinâmica interessante nos últimos meses, refletindo tendências que afetam não apenas a região, mas...