Deixar as cidades mais limpas é um dos objetivos de todas as autarquias e também da população. Nos últimos anos, têm surgido várias associações de proteção do meio ambiente, que organizam ações de sensibilização e programas de voluntariado jovem, como é o caso do Consciente(mente).
A iniciativa, desenvolvida pela Câmara Municipal de Setúbal, com o intuito de incentivar o voluntariado e participação cívica e ambiental no concelho, foi distinguida como boa prática de sustentabilidade pela Plataforma ODS Local.
A menção honrosa atribuída ao município pela dinamização deste projeto foi entregue na passada sexta-feira, 21 de novembro, no âmbito da Conferência ODSlocal’25, com o tema “Horizontes de Inovação, Alcançar os Objetivos”, realizada no Pavilhão Municipal João Francisco Ribeiro Corrêa, no Cadaval.
A plataforma destacou esta boa prática implementada pela autarquia no âmbito do conjunto de boas práticas de sustentabilidade que está a desenvolver e pelo contributo, a nível local, para a concretização dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Consciente(mente), que já conta com cinco edições, é um projeto de voluntariado jovem desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal e inserido no Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Dinamizado nas cinco freguesias do concelho, com o envolvimento de autarquias e movimento associativo, promove atividades focadas na Educação Ambiental e Sustentabilidade ao nível do território, tendo sempre uma componente intergeracional.
O Consciente(mente), que já tinha sido distinguido em 2023 e 2024 com o primeiro lugar do Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado Jovem atribuído pelo IPDJ, é um dos projetos que a autarquia desenvolve em prol de um território mais sustentável e com melhor qualidade de vida.
Além da participação na conferência, o município, enquanto signatário da Plataforma ODS Local 2030, marcou presença com uma comitiva numa sessão exclusiva de partilha entre municípios ODSlocal.



