Reabertura do Convento de Jesus

O local onde foi ratificado o Tratado de Tordesilhas, tem a sua data de reabertura marcada para dia 15 de Setembro, Dia da Cidade e de Bocage. Falamos da reabertura do Convento de Jesus, que abrirá, finalmente, portas após mais de duas décadas de abandono e decadência.

Este longo tempo de encerramento ao público, foi resultado tanto da “falta de vontade como de coragem política” para resolver o problema deste importante “monumento nacional e de interesse internacional”. Todo o Convento de Jesus, “ao contrário do que acontecia no passado”, passará a ser um espaço museológico, com mais de quinhentas obras de arte em exposição. 

A colecção de pintura quinhentista, que esteve nos últimos anos no antigo Banco de Portugal, regressa ao Convento, numa nova galeria especialmente preparada para esta finalidade e onde as pinturas serão recolocadas como estavam originalmente expostas.

“Embora tratando-se de um monumento nacional, foi a Câmara Municipal de Setúbal que assumiu esta responsabilidade e que fez com que a obra chegasse ao fim, como está agora a acontecer. É um grande orgulho para Setúbal que a sua Câmara Municipal tenha assumido esta responsabilidade e já esteja nesta fase final de edificação”, pode ler-se também no site da Câmara Municipal de Setúbal (CMS).

Apesar dos contratempos, considerados normais neste tipo de obras de requalificação, como fornecimento da pedra, que deve ter características específicas, com a dimensão dos vidros a instalar, tudo isto de forma a respeitar a classificação como monumento nacional, os setubalenses não precisam de esperar muito mais pela inauguração do Museu de Setúbal, que já tem a sua data de reabertura marcada para dia 15 de Setembro, como já referimos.

O projeto de requalificação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus incluiu três fases de intervenção, representando um investimento global de perto de nove milhões de euros, tendo sido iniciadas em 2015. Esta primeira etapa focou-se na recuperação estrutural de todo o convento, com execução da cobertura e restauro da ala poente. 

A ala nascente e duas outras salas foram também intervencionadas e construiu-se um novo edifício para a área técnica do Museu de Setúbal, tendo ainda sido integralmente escorada a Sala do Coro Alto e Deambulatório.

A segunda fase do projeto, concluída em outubro de 2020, envolveu todo o exterior do Convento, bem como o Deambulatório, a cafetaria, duas salas, a Sala da Roda e instalações sanitárias.

Por último, a terceira e fase do projeto de requalificação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, teve por objetivo a beneficiação e o alargamento da área expositiva do equipamento cultural. 

A reabertura definitiva de tão importante espaço, constitui um enriquecimento significativo do património cultural e histórico de Setúbal e do país. Por esta razão, o dia 15 de Setembro, trará mais motivos para uma visita a Setúbal. Não se esqueça!

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Congresso Europeu Procura Jovens
Atualidade

Congresso Europeu Procura Jovens: Uma Oportunidade para o Futuro

O Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa procura jovens dinâmicos e envolvidos para integrar a sua delegação. Esta iniciativa,...

Fertagus Até às Praias do Sado
Atualidade

Câmara de Setúbal Quer Prolongamento da Fertagus Até às Praias do Sado

A Câmara Municipal de Setúbal, sob a liderança do presidente André Martins, tem trabalhado ativamente para garantir melhorias na mobilidade da região, especialmente...

Jubileu Diocesano
Atualidade

“Todos, todos, todos” têm sido poucos 

Tiveram lugar no Convento dos Capuchos, na Caparica, em Almada as jornadas «Territórios, Fé e Futuro: História e Património da Diocese de Setúbal:...