Regresso à nova Casa na Moita

Regresso à nova Casa na Moita

A Associação de Solidariedade Cabo-Verdiana dos Amigos da Margem Sul do Tejo (ASCVAMST) celebrou esta semana a reabertura da sua sede, após ter sido alvo de atos de vandalismo. A Câmara Municipal da Moita (CMM), em colaboração com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), detentor do edifício, realizou uma intervenção significativa no espaço, garantindo melhores condições de acessibilidade e conforto.

As obras incluíram a substituição do pavimento no interior do edifício e a construção de uma casa de banho adaptada para pessoas com mobilidade reduzida. No exterior, foi também instalada uma rampa, permitindo o acesso facilitado a cadeirantes.

Na cerimónia de reinauguração, que contou com a presença da Presidente da Associação, Luísa Barbosa, o Presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, destacou o papel fundamental da associação na integração e apoio à comunidade cabo-verdiana do Vale da Amoreira. O evento contou ainda com a presença de Zaida Sanches, representante da Embaixada de Cabo Verde, e Gabriela Barbosa do IHRU, presenças demonstrativas da importância do trabalho colaborativo entre as várias entidades envolvidas.

A Associação de Solidariedade Cabo-Verdiana dos Amigos da Margem Sul do Tejo, foi fundada a 13 de Dezembro de 1993 e tem como objetivos estruturais, a inserção dos imigrantes cabo-verdianos e os seus filhos nas freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, bem como o seu desenvolvimento nas diversas áreas da sociedade.

Ao longo destes 31 anos a Associação Cabo-Verdiana dos Amigos da Margem Sul do Tejo, foi sendo parceira de vários projetos, como são exemplo o Centro Comunitário com creche e ATL gerida pelo CRIVA e pela Associação Cabo-Verdiana,  o Banco de bens doados, o Congressos de Quadros cuja ação vai desde a promoção de diversas actividades culturais à intervenção na área social de apoio a comunidade Cabo-Verdiana, destacando-se, por exemplo, a sua participação na Semana Africana, agora denominada Festas Multiculturais.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
animais foram abandonados
Atualidade

Mais de 2300 animais foram abandonados no Distrito de Setúbal em 2024

Todos os verões, milhares de animais de companhia são abandonados em Portugal, e a Margem Sul não escapa à tendência. Só em 2024,...

skate park
Atualidade

Há um novo skate park na Moita para todos os amantes de desportos radicais

A Margem Sul de Lisboa tem-se destacado como um polo de atividades ao ar livre, especialmente para os amantes de desportos radicais. Recentemente,...