Sufrágio: Setúbal, o país e o mundo

O processo eleitoral legislativo no distrito de Setúbal está concluído. O Tribunal de Setúbal, através de edital já afixado e publicado, oficializou os resultados finais do acto eleitoral do passado dia 10 de Março, não havendo alteração aos resultados anunciados desde domingo.

Há apenas a registar a validação de 129 votos nulos que tinham sido atribuídos a diversos partidos. A validação destes votos nulos está relacionada com o entendimento sobre o conceito de voto válido que, normalmente, é mais abrangente na assembleia de apuramento em função do critério uniforme estabelecido.

O círculo eleitoral de Setúbal, que nestas eleições já elegeu 19 deputados para a Assembleia da República, sendo juntamente com o círculo de Braga, o terceiro que mais assentos parlamentares atribui, ditou a vitória do Partido Socialista (PS) com a eleição de 7 deputados que são Ana Catarina Mendes, Miguel de Oliveira Pires da Costa de Matos, António Mendonça Mendes, Eurídice Maria de Sousa Pereira, André Pinotes Batista, João Paulo Rebelo e Clarisse Maria Gaudino Veredas Campos.

Em segundo lugar no escrutínio ficou o partido Chega (CH) que elegeu 4 deputados. Os eleitos são Rita Matias, Patricia Alexandra Martins de Carvalho, Nuno Miguel da Costa Gabriel e Daniel Madeira Caetano Teixeira.

A coligação Aliança Democrática (AD) elegeu também 4 deputados. Os eleitos são Teresa Morais, Paulo Jorge Simões Ribeiro, Bruno Jorge Viegas Vitorino e Sónia dos Reis.

As restantes forças partidárias que conseguiram eleger deputados para a futura Legislatura são a Iniciativa Liberal (IL) que elegeu Joana Rita Madaleno Cordeiro, o Bloco de Esquerda (BE) que elegeu Joana Mortágua, a Coligação Democrática Unitária (CDU) que elegeu Paula Santos e o Livre (L) que conseguiu eleger Paulo Muacho.

De realçar que a taxa de abstenção registada no círculo de Setúbal, acompanhou a tendência de decréscimo verificada a nível nacional, tendo-se reduzido dos 42% nas eleições legislativas de 2022 para 34% no passado domingo. 

A nível nacional os resultados definitivos determinaram a vitória por escassíssima margem da coligação Aliança Democrática (AD) formada pelo PSD,CDS-PP e PPM, que obteve no total 1.867.013 votos, a que correspondem 28,02% e 80 mandatos de deputados na Assembleia da República. Em segundo lugar ficou o Partido Socialista (PS) com 1.812.469 votos, 28%  e 78 deputados.

Em terceiro lugar, como partido mais votado ficou o partido de extrema-direita Chega, que obteve 1.169.836 votos, correspondentes a 18,67% e 50 deputados, deixando para trás a Iniciativa Liberal (IL) merecedora de 319.685 votos, 4,94 % e o mesmo número de deputados da anterior Legislatura, oito; o Bloco de Esquerda (BE) que recebeu 282.314 votos, 4,36% dos votos contados e válidos e 5 deputados.

Com quatro deputados ficaram a Coligação Democrática Unitária (CDU) que obteve 3,17 % e 205.436 votos e o Livre (L) um dos grandes vencedores da noite que foi o destino escolhido por 204.676 eleitores obtendo assim 3,16 % e outros quatro deputados, conseguindo assim a formação de um grupo parlamentar.

O último partido a conseguir representação parlamentar foi o Pessoas Animais e Natureza (PAN) que manteve Inês Sousa Real como única deputada, não indo além dos 1,95 % e 126.085 votos. 

Votaram 59,06% do votantes inscritos nos cadernos eleitorais. A tomada de posse do XXIV Governo Constitucional está marcada para dia 2 de Abril e até lá dar-se-á a formação do elenco governativo a ser apresentado por Luís Montenegro.

Recordamos que o próximo ato eleitoral prossegue no dia 9 de Junho com a realização das eleições europeias.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Jubileu Diocesano
Atualidade

“Todos, todos, todos” têm sido poucos 

Tiveram lugar no Convento dos Capuchos, na Caparica, em Almada as jornadas «Territórios, Fé e Futuro: História e Património da Diocese de Setúbal:...

Mais Fertagus
Atualidade

Mais Fertagus e até 2031

A partir de 15 de dezembro, a circulação de comboios para Setúbal vai passar a estar disponível a cada 20 minutos, quando atualmente,...

autora de Setúbal
Atualidade

Documentário com textos de autora de Setúbal vence o maior festival de cinema vegan do mundo

O documentário “Carne – A Pegada Insustentável” conquistou o título de Melhor Longa-Metragem no International Vegan Film Festival, um dos mais renomados festivais de cinema do...