“Todos, todos, todos” têm sido poucos 

“Todos, todos, todos” têm sido poucos 

Tiveram lugar no Convento dos Capuchos, na Caparica, em Almada as jornadas «Territórios, Fé e Futuro: História e Património da Diocese de Setúbal: Um Roteiro para o Jubileu dos 50 Anos», inseridas no âmbito do Jubileu Diocesano que a Diocese de Setúbal está neste momento a celebrar.

Foi apresentada pela comissão técnica da Comissão do Novo Mapa Diocesano um primeiro conjunto de análises sobre os resultados do Censo da Prática Dominical, realizado em Maio. E este Censo aponta para a forte descida nos últimos 24 anos quanto à participação dominical, com a perda de cerca de 10 mil fiéis. Apesar de ser uma descida que acompanha o século XXI , foi nos últimos 10 anos que se registou uma descida mais acentuada. 

De facto, é registada a ausência de cerca de sete mil fiéis, com os dados a assinalarem que de 34 mil e 960 pessoas, em 2001, passou-se para 24 mil 142 participações, em 2024, uma queda significativa de cerca de 31%. 

No estudo é também referido que, com uma população total de 24 mil 142 pessoas, a maior percentagem é representada pelo grupo etário de mais de 70 anos, que compreende 6316 pessoas, e corresponde a 26% do total.

“A faixa etária dos 55 aos 69 anos, também é significativa, com 4770 pessoas.
Juntas, as duas faixas etárias representam metade da população (46%). Os grupos etários, dos 40 a 54 anos (4697 pessoas) e a faixa dos 25 aos 39 anos (2245 pessoas, 9%). As faixas etárias mais jovens, dos 6 aos 14 e dos 15 aos 24 anos, representam apenas 16% e 9%, respectivamente”.

D. Américo Aguiar, manifestou o seu desejo de que “todos, todos, todos” sejam capazes de “fazer alguma coisa que permita que a missão no território possa ter mais sucesso, daquilo que é o essencial da missão” da Igreja. 

O Bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, deixou ainda o desejo que a Comissão possa levantar mais pistas, para que a situação seja conhecida na totalidade e para que no imediato se possam começar a alterar estes números, sendo necessária uma reflexão mais profunda pelos números agora conhecidos.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Cais do Ginjal
Atualidade

Câmara de Almada decreta “situação de alerta” e interdita circulação no Cais do Ginjal

A Câmara Municipal de Almada (CMA) tomou a decisão de intervir no Cais do Ginjal, uma das áreas mais emblemáticas da cidade, decretando...

Projeto nas duas margens
Atualidade

Projeto nas duas margens do Tejo prevê mais 25 mil casas, duas novas travessias e muito mais

O Parque Cidades do Tejo é um projeto ambicioso de regeneração urbana que promete transformar a Área Metropolitana de Lisboa. Com uma área...

Diretor do CLIT
Atualidade

Diretor do CLIT Setúbal integra júri de festival em Itália

O cinema é uma forma de arte que transcende fronteiras e conecta culturas. Recentemente, o diretor do festival CLIT – Cinema em Locais...