A tradição ainda é o que era em Almada

A tradição ainda é o que era em Almada

Está já ao virar da esquina, isto dito de forma teatral, mais uma edição daquele que é um dos mais relevantes festivais dedicados ao teatro em Portugal. Falamos do Festival de Almada que celebra o seu 42º ano de existência. Esta celebração do teatro vai levar aos palcos mais de 50 eventos em duas semanas.

Entre os dias 4 e 18 de julho, o Festival de Almada, traz a Almada e Lisboa mais de 50 atividades culturais, que celebram a criação artística contemporânea. Ao todo, são 20 espetáculos de teatro, dança, novo-circo, marionetas e teatro de objetos, em nove palcos distintos, com destaque para nomes e companhias que conquistaram o público em edições anteriores.

Durante as duas semanas do Festival, há ainda 17 concertos com entrada livre, ao final da tarde, na Esplanada da Escola D. António da Costa, três exposições, um curso de formação com o dramaturgo Alberto Conejero López, 14 conversas com artistas e um encontro especial dedicado a Camões, coorganizado com a Comissão para as comemorações do V centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.

Para além do que já deixámos aqui anunciado, fazemos notar que a Companhia de Teatro de Almada vai estrear uma versão para teatro de “Um Adeus Mais-Que-Perfeito”, com encenação de Teresa Gafeira, de um texto de Peter Handke vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2019.

A edição deste ano prestará homenagem à atriz Lia Gama, com uma instalação cenográfica de José Manuel Castanheira — Na Casa dos Espelhos — e uma cerimónia especial no dia 12 de julho, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e dos atores Maria João Luís e Santiago Galvão.

O festival, considerado um dos mais consistentes acontecimentos culturais do país, é financiado pela Companhia de Teatro de Almada, Ministério da Cultura/DGArtes e Câmara Municipal de Almada, mantendo parcerias com o Centro Cultural de Belém, a Culturgest e a RTP – Rádio e Televisão de Portugal, que vai assegurar a transmissão em direto do espetáculo de abertura e a gravação da peça em estreia da Companhia de Teatro de Almada.

As assinaturas do Festival, que dão acesso a todos os espetáculos, podem ser adquiridas em ctalmada.pt, na bilheteira do Teatro Municipal Joaquim Benite, ou nas lojas FNAC.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Casa da Cerca em Almada
Cultura

Música ao pôr do sol regressa à Casa da Cerca em Almada

A Casa da Cerca, em Almada Velha, continua a ser palco de momentos especiais com a edição de 2025 do ciclo “Há Música...

Ganhe uma noite de estadia na Caparica e a oportunidade de ver Bárbara Tinoco em formato intimista
Atualidade

Ganhe uma noite de estadia na Caparica e a oportunidade de ver Bárbara Tinoco em formato intimista

O MargemSul.com dá-lhe uma oportunidade única de ganhar um bilhete para ir ver um espetáculo intimista de Bárbara Tinoco no Hotel Crowne Plaza...

Companhia Paulo Ribeiro estreia “Maurice accompagné” no TMJB em Almada
Cultura

Companhia Paulo Ribeiro estreia “Maurice accompagné” no TMJB em Almada

No próximo dia 4 de outubro, às 21h00, o Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, recebe a mais recente criação da Companhia...