Através do projeto de Teatro Sénior (Des)dramatizar, a Câmara Municipal do Seixal foi distinguida com a Bandeira de Mérito Social. Este galardão, criado em 2022, premeia organizações que se destacam na promoção do bem-estar social, no desenvolvimento social e na implementação de práticas inovadoras e eficazes. A cerimónia, que decorreu esta semana, em Oliveira do Bairro, contou com a presença do Governo na pessoa da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho.
Para o presidente da edilidade seixalense, Paulo Silva, o reconhecimento recebido através deste prémio vem provar que o projeto de teatro sénior é uma prática de excelência no âmbito do Mérito Social provando que no Seixal “trabalhamos com e para os nossos seniores, promovendo um envelhecimento ativo e saudável”.
Mas o que é o Teatro Sénior (Des)dramatizar? Trata-se de um projeto que tem como principal objetivo a intervenção social através do teatro e das artes performativas, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais, emocionais, afetivas, sociais, relacionais, culturais e artísticas da população idosa do município do Seixal.
O projeto atua numa lógica de trabalho em parceria, ao integrar as necessidades, potencialidades e recursos do público-alvo, por um lado e as associações e instituições do concelho, por outro. Através dessa abordagem, surge a promoção da inclusão social, do envelhecimento ativo, da participação comunitária e do fortalecimento dos valores da cidadania e solidariedade.
Desde o seu início, em 2001, a comédia e o riso têm um papel central, com base na crença de que o humor contribui para a estimulação de pensamentos e emoções positivas, ajudando os participantes a enfrentarem as dificuldades da vida com maior leveza.
O riso, além de ser uma forma de lidar com as limitações individuais, também destaca as capacidades, melhora a saúde mental e a qualidade de vida de quem participa no projeto e de quem assiste ao resultado do seu trabalho.